segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

Suspeito de invadir apartamento no bairro Mangabeira e matar ex-companheira é preso.


O crime ocorreu em um dos apartamentos do bloco 9 do Residencial Iguatemi I, no bairro Mangabeira, em Feira de Santana. O corpo da vítima foi removido da residência somente durante a tarde do domingo, após vizinhos terem acionado a Polícia. Segundo informações coletadas no local no dia do homicídio, o suspeito teria invadido o apartamento da vítima, violando a janela com uma barra de ferro. Após ele entrar no imóvel, moradores do Residencial ouviram gritos de Deliane. Em seguida, o homem fugiu, saindo pelo mesmo local por onde entrou e fugiu pelos fundos do condomínio, em direção ao bairro Agrovila, onde reside.

Denúncias anônimas através do 190 da Polícia Militar, o que colaborou para a prisão em flagrante do acusado. Esse suspeito foi identificado como uma pessoa que tinha uma relação amorosa com a vítima e que teria na noite anterior ao crime discutido com ela por questões de ciúmes”, informou o delegado.

“Nele havia uma lesão proveniente de uma facada no antebraço esquerdo, o que denota a possibilidade de ele ter se defendido de uma agressão. 

Com base nas denúncias e informações existentes de familiares, ele havia feito algumas ameaças à vítima, e deliberamos pela lavratura do flagrante. Ele nega envolvimento no crime, apesar de ter confessado ter ido à casa da vítima na noite anterior à madrugada onde ocorreu o delito e discutido por ciúmes, e a teria empurrado. Ele confessa que saiu do local e foi até um bar durante toda a madrugada. 

Neste período, supostamente acabou sendo esfaqueado no braço por um desconhecido”, contou Faro. “A gente também tem esse indício de que o autor do delito fugiu em direção à Agrovila, onde reside, que fica a 100 metros de distância da vítima. Ele fugiu por uma saída localizada nos fundos do condomínio em um buraco no muro, que foi o caminho utilizado pelo autor. 

Ele nega ter praticado qualquer coisa além do empurrão, e agora a polícia busca através de perícias localizar mais vestígios que comprovem o envolvimento do mesmo no crime. Além disso, ele responde a um inquérito por lesão corporal mediante faca, pois esfaqueou um indivíduo na cidade de Salvador”, acrescentou o titular da DH.

Mulher faz ataques racistas contra atendente negro e pede socorro ao ser presa.


Mulher faz ataques racistas contra atendente negro e pede socorro ao ser presa. Uma mulher de 58 anos pediu socorro ao ser presa suspeita de injúria racial após atacar um atendente negro com ofensas racistas. O crime foi na última sexta-feira (2), em Santa Cruz do Sul (RS).

Um vídeo do circuito mostra a mulher entrando em um bar e conversando com um dos funcionários. Em determinado momento, ela se dirige ao trabalhador negro e começa a incomodá-lo. Depois, faz os ataques racistas para e ainda declara: “Eu sou branca, e ele é negão”. Uma pessoa que estava do lado de fora do estabelecimento filmou o momento em que a polícia levou a mulher algemada. “Socorro, estou sendo presa, socorro!”, gritava ao ser presa. Enquanto isso, pessoas que estavam presentes comemoraram batendo palmas. “É isso aí! Racista! Nojenta”.

Prisão em flagrante:

A BM (Brigada Militar) fez a prisão em flagrante da mulher após ser acionada pelo 190. Ao chegarem no bar, os policiais ainda presenciaram a mulher sendo racista com o funcionário. Conforme os policiais, ela apresentava sinais de embriaguez. “Ela estava muito alterada. Quando se recusaram a servir bebida, ela começou a ofender esse moço, que é negro e trabalha no local”, contou uma testemunha.

Bar se solidariza com funcionário

O Bar Santomé se pronunciou a respeito do racismo sofrido pelo funcionário. “Nós do Bar Santomé viemos aqui prestar a nossa solidariedade ao funcionário Renato Santos (Renatinho) que hoje foi ofendido com injúrias raciais!!! Aqui quem é racista não é bem-vindo!!! É incrível que ainda temos que passar por isso!!!!”.

Mulher ameaça a vítima:

Renato Santos, vítima do racismo, publicou um vídeo indo para a delegacia junto com a mulher. Mesmo presa, é possível ver, no registro, que ela continuou proferindo xingamentos contra Renato e o ameaça. Ele permaneceu calado.

“Alguém vai mudar sua cor? Não vai mudar nem a tua e nem a minha, diabo!”, gritou a mulher. “Você vai ver se eu não te mato, desgraçado. Tu não me acusou de ser racista? Tu acha que ser preto é bom?”, questionou. Confira:

quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

Cearense perde 3 filhos para o câncer e enfrenta tratamento da doença: ‘vivo, além do luto, a luta’


 Num intervalo de dois anos, entre 1996 e 1998, nasceram Anna Carolina e Pedro Régis. Dez anos depois do irmão, em 2008, a caçula Beatriz completou a família. “Meninos maravilhosos, educados, alegres e estudiosos”, como se orgulha o pai, Régis Feitosa Mota – que vivenciou a partida dos três por câncer, em quatro anos.

A sucessão de diagnósticos na família é exaustiva e inacreditável até para quem escuta: foram 11 episódios de câncer entre o pai e os filhos. “A Anna foi a primeira, em 2009. Teve Leucemia Linfoide Aguda (LLA)”, relembra Régis, que concedeu entrevista ao Diário do Nordeste, nesta quarta-feira, 30 de novembro. Datas e nomes dos carcinomas saltam da memória à língua num segundo. “Mas ela ficou curada, ficou bem. Tratou em São Paulo, com quimio e radioterapia, por quase 3 anos. Foi algo novíssimo, ficamos bastante assustados, com medo de perdê-la”, complementa o pai, com a boca ainda amarga pela perda recente.  Anna Carolina, médica, partiu neste novembro de 2022, a um mês de completar 26 anos, vítima de um glioma (tumor no cérebro) que tratava desde agosto de 2021. 

Quando Anna se foi, já carregava consigo a saudade dos irmãos, Bia e Pedro. A mais nova, aliás, é chamada no diminutivo – sinal de carinho ou de uma memória cristalizada, sempre será “Biazinha”. Não teve tempo de crescer. Bia viveu uma década, de março de 2008 a junho de 2018, até ter a vida interrompida pela leucemia. A primeira perda de Régis.

“A Biazinha adoeceu com 9 anos, em maio de 2017, e também foi tratada em São Paulo. Mas ainda em 2016, eu já tinha sido diagnosticado com Leucemia Linfoide Crônica (LLC), e um mês depois o Pedro teve osteossarcoma (câncer ósseo). Começamos a ver que não era coincidência”, relembra o economista. Entre 2016 e 2017, então, o cearense e a família tiveram de administrar três tratamentos ao mesmo tempo. “Minha leucemia não requer tratamento agressivo, mas o Pedro teve que tratar com cirurgia, colocação de prótese e quimioterapia. Ele ficou curado, aí a Bia foi acometida”, lista Régis.



Veio, então, o segundo câncer de Pedro, dessa vez no pulmão, diagnosticado em exames de rastreio, indispensáveis para alguém com a condição genética dele e dos irmãos. Tratou, curou. No mesmo ano, três meses após a partida de “Biazinha”, um 3º câncer atinge o garoto, curado em 2019. Oito meses depois, o quarto e mais grave episódio da doença se instalou no cérebro de Pedro. A luta contra ele durou até 30 de novembro de 2020, quando o filho do meio de Régis, enfim, descansou, aos 22 anos de idade.

Para Régis, restavam, então, a vida, as muitas memórias que construiu nas viagens com Bia e Pedro, e o mais importante: o abraço da filha mais velha, Anna Carolina. Foi dela e da esposa que veio a força dele para lidar com o próprio segundo diagnóstico: além da leucemia, o economista tinha, agora, um linfoma não-hodgkin. “Comecei a tratar, porque ao contrário da leucemia crônica ele é mais agressivo. Fiz vários tipos de terapia em 2021. Nesse momento, hoje, as doenças permanecem estáveis”, diz.

Apesar de tudo correr bem no tratamento, 2021 não deu trégua: trouxe consigo, em agosto, o segundo câncer de Anna. “A doença estava aparentemente controlada, mas no meio deste ano ela começou a responder menos ao tratamento. E infelizmente faleceu no dia 19 deste mês”.

O economista aponta que além dos desgastes óbvios – físicos, pelos cânceres; e emocionais –, havia ainda a preocupação financeira. “Tivemos que mudar de cidade, morar um tempo em São Paulo com eles. Tudo isso envolve muita coisa, estar na incerteza se vai dar certo, se não vai, ficar longe da base familiar, e tendo que suprir todos os custos sem poder trabalhar”, recobra. 

AMOR MARCADO NA PELE

A pergunta natural que surge ao conhecer a história de Régis – e que, talvez, você, leitor, também esteja fazendo – é de onde se tira forças para lidar com tantas perdas assim. Como suportar perder três pedaços tão imensos de si? “Busco força na fé em Deus. Pra tudo tem um propósito. Os meninos sempre foram muito positivos, encararam tudo com determinação, com otimismo. Foram confiantes até o fim. No meu primeiro diagnóstico, o Pedro disse: ‘Pai, tenha força, porque a Bia foi até o último dia dela, eu tô lutando, o senhor vai conseguir também’. Busco alegria no que me resta”, sentencia.

Entre as pequenas coisas que alegram está a parede que guarda os desenhos que Bia e Pedro faziam – obras de arte cujas assinaturas estão, agora, eternizadas na pele de Régis. De uma forma além da física, o pai continua carregando os três filhos nos braços.

“A primeira pessoa que tatuou foi o Pedro. Ele me pediu pra tatuar o nome da Bia. Achei significativo ele ter aquela memória no corpo. Logo quando ele faleceu, eu fiz a assinatura dele, tirada dos desenhos. Resolvi deixar o amor deles marcado não somente no coração, mas no corpo”, explica.

Agora, a vida de Régis se divide entre memórias, afazeres – porque o mundo não pausa para o luto –, o tratamento dos dois cânceres e a dedicação aos amores que ficaram. 

“Nunca pude viver o luto dos meninos, porque foi tudo sequenciado. Agora que faleceram todos, vivencio o luto vivendo minha luta. E acreditando sempre que existe um mundo paralelo onde eles estão bem, sem dor, sem sofrimento. E lá vamos nos reencontrar.”


Caminhão fura bloqueio bolsonarista e atropela mulher em RO


Um motorista de caminhão acelerou o veículo na direção de um grupo de manifestantes bolsonaristas e atropelou uma mulher na BR-364, em Cacoal (RO), na noite de quarta-feira (30/11). A vítima ficou ferida.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o crime ocorreu na altura do Km 234, uma área de grande concentração de manifestantes. Os agentes rodoviários compareceram ao local após receberem diversas ligações denunciando que um motorista teria atropelado pessoas e, em seguida, fugido.

Diversos vídeos que circulam nas redes sociais registram a sequência de acontecimentos do atropelamento. Nas imagens, a carreta aparece cercada pelos manifestantes, e o motorista decide não sair do veículo. “O pessoal de Cacoal está querendo linchar ele (o caminhoneiro) aqui. 

Cataram ele aqui, a boca não está boa para ele. Vão arrastar ele de dentro do caminhão”, diz a pessoa que narra o vídeo. Em seguida, a carreta avança contra o bloqueio na rodovia, arrasta barracas e lonas de manifestantes, e assusta as pessoas no local. Ele, então, continua o trajeto, sem prestar socorro à vítima.

Atendimento médico;

A Polícia Militar em Cacoal também foi acionada e, de acordo com as informações divulgadas pela PRF, o motorista foi localizado por PMs e detido em um distrito próximo ao local do bloqueio. A vítima foi levada consciente ao Hospital de Urgência e Emergência Regional de Cacoal (Heuro).

“Em razão da ação, uma pessoa ficou ferida e foi encaminhada para atendimento médico. A ocorrência criminal foi registrada pela Polícia Militar. Servidores da Polícia Técnico-Científica estiveram no local para realização do laudo pericial”, informa a PRF.

quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Idoso é dado como morto em hospital de Uruaçu, vai para a funerária e família descobre que ele está vivo, diz irmã


Um auxiliar de serviços gerais de 62 anos que estava internado no Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), em Uruaçu foi dado como morto na terça-feira (29), mas a família descobriu que ele estava vivo quando o idoso foi encaminhado para a funerária. A unidade de saúde chegou a emitir um atestado de óbito informando que a causa da morte tinha sido em consequência de um câncer na língua. José Ribeiro da Silva foi internado em outro hospital.

“É inacreditável o que aconteceu, meu irmão passou cinco horas em um saco plástico, gelado. Foi horrível, é inadmissível uma situação dessas”, contou a irmã de José, Aparecida Ribeiro da Silva.

O HCN informou que teve conhecimento do caso na manhã desta quarta-feira (30) e que o médico que constatou erroneamente o óbito foi afastado. Uma sindicância foi instaurada para apurar a situação. “O diretor técnico do HCN foi para Rialma, cidade do paciente que estava em tratamento paliativo oncológico no hospital, para prestar assistência e dar apoio ao mesmo e aos familiares”, diz a nota do hospital.

A irmã de José conta que recebeu a notícia da morte dele por volta das 20h. Ela foi ao hospital, onde um médico e uma assistente social a receberam. A família, então, fez os procedimentos para a liberação do corpo, sem saber que ele estava vivo.

José teve o corpo colocado dentro de um saco usado para remoção de pessoas mortas e levado pela funerária para Rialma, cidade natal da família, que fica a cerca de 100 km de distância de Uruaçu. Quando o saco foi aberto para que o homem fosse preparado para velório e enterro, funcionários perceberam que José estava vivo, com olhos abertos e respirando com dificuldade.

“O funcionário da funerária me ligou desesperado pedindo para que eu fosse lá, que meu irmão estava vivo”, disse a irmã. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamado e constatou que ele estava vivo. O idoso foi encaminhado para o Hospital de Rialma.

Padre do DF é condenado a 44 anos de prisão por abusos sexuais


 O padre Delson Zacarias dos Santos, que atuava em uma paróquia de Sobradinho, no Distrito Federal, foi condenado a 44 anos e oito meses de prisão por estupro de vulnerável e violação mediante fraude.

Segundo a denúncia, os crimes foram cometidos contra meninos que, na época, trabalhavam como coroinhas e cerimoniários. Eles auxiliavam o pároco nos trabalhos da igreja. Segundo umas das vítimas, ele sofreu abusos desde os 13 anos.

A Polícia Civil informou que, até esta quarta-feira (30), o padre estava foragido. À TV Globo, a defesa de Delson informou que ainda não teve acesso a sentença. Já a Arquidiocese de Brasília não se manifestou.

As vítimas relataram ainda que os crimes eram cometidos sem que eles pudessem se defender. De acordo com a denúncia, o padre usava a autoridade dele na igreja para intimidar os jovens.

A decisão aponta que Delson deve cumprir a pena em regime inicial fechado e não vai poder recorrer em liberdade. O processo está em segredo de Justiça, por envolver situações de abusos que aconteceram quando a vítima tinha menos de 18 anos


Um dos jovens, que não quer se identificar, disse à TV Globo ter sofrido abusos desde os 13 anos, em uma igreja de Sobradinho (ouça áudio acima). Outra vítima também relatou um caso de abuso na casa paroquial.

"Eram [abusos] após as reuniões dos coroinhas, dos cerimoniais. Depois das missas ou anterior à missa. Ele convidava para tomar refeição, assistir um filme, enfim. Era sempre assim", diz vítima que denunciou padre.

O padre Delson Zacarias dos Santos está afastado desde o ano passado, quando a Arquidiocese divulgou a seguinte nota:

"O Sr. Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa [...] providenciou prontamente o seu afastamento cautelar da função paroquial, determinando o afastamento preventivo do seu ofício sacerdotal até o efetivo esclarecimento dos fatos impróprios apontados, e deu início à chamada 'investigação prévia', atualmente em curso", disse a Arquidiocese de Brasília, à época.




A Copa do Mundo está rolando no Catar, mas a realização do evento no país está sendo bastante criticada por todo o mundo e muito vem se falando do tratamento que o país dá às mulheres em seu território.


Diante disso o Barril foi atrás de Gilberte Lucas e conseguiu entrevista com ela que é presidente da Fundação Hospitalar em Feira de Santana e, além de muitas outras qualificações, uma das maiores defensoras do empoderamento feminino é da valorização da mulher na Bahia.

O BARRIL QUIS SABER:

• QUAIS FORAM OS MAIORES DESAFIOS DA SUA CARREIRA?

"O líder, além de um monte de outras coisas, é o maior exemplo do resto do time. Se ele não está realmente com vontade de desenvolver um projeto, dificilmente a equipe estará. Essa responsabilidade pesa e foi o primeiro desafio. Precisamos sempre trabalhar com motivação e trazer esse resultado pra toda equipe. Nosso maior desafio na gestão pública na área de saúde é conseguir o equilíbrio entre a necessidade da população, demanda e dificuldades enfrentadas. Precisamos identificar a real necessidade e planejar com metas."

• EM ALGUM MOMENTO O FATO DE SER MULHER ATRAPALHOU SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL?

"Não mesmo! Desde cedo comecei a trabalhar com todos os meus objetivos. Busquei meu espaço degrau por degrau. São 16 anos de gestão pública, comecei como estagiária no Cleriston Andrade, me formei em Administração, fiz especialização em administração hospitalar, marketing e gestão pública. Fiz um segundo curso que foi Direito e me especializei na área de direito público. Busco mostrar que o mérito e o empenho não dependem de gênero."

• COMO VOCÊ VÊ A ACEITAÇÃO DO MERCADO COM A ENTRADA DE MULHERES EM CARGOS DE LIDERANÇA?

"Crescente. Sabemos que hoje os homens ainda possuem espaço maior, mas a cada ano que passa nós, mulheres, estamos alcançando liderança não só na área de gestão pública mas lideranças nas empresas privadas. Além disso, a liderança feminina é, acima de tudo, uma forma de representatividade. Isto porque líderes femininas inspiram outras mulheres à possibilidade de alcançar posições maiores profissionalmente. Dessa forma, para aumentar o número de lideranças femininas nas empresas é preciso ir contra todo um padrão cultural e histórico."

• VOCÊ CONSIDERA QUE HOMENS E MULHERES SÃO, DE FATO, DIFERENTES NA FORMA DE GERIR OS NEGÓCIOS?

"Acredito na soma. Cada um tem sua personalidade. Não devemos pensar em competição e sim no princípio de trabalhar com união; cada um buscando seu espaço de forma colaborativa."

• QUAL SUA OPINIÃO SOBRE MOVIMENTOS DE EMPODERAMENTO FEMININO E IGUALDADE SALARIAL?

"Podemos dizer, então, que o empoderamento feminino é um esforço coletivo para promover a independência das mulheres, dando-lhes mais poder político, social e econômico. Entendo que o tema é importante e deve ser discutido constantemente dando uma maior oportunidade as mulheres em toda história, não só no espaço das empresas, mas na área política também!" – Finalizou nossa entrevistada.

Resta claro que o mundo está acordando para a desigualdade que há muito tempo o permeia. Hoje não há espaço para desigualdade de gênero e a pressão mundial exercida no país que sedia a copa é uma prova de quem o mundo já vem entendendo isso. E entender que algo ESTÁ ERRADO já é o primeiro passo para se mobilizar a mudar. 

FONTE: @barrilfsa

______________

#MULHER #WOMAN

#CATAR #IGUALDADE

Polícia Civil cumpre mandados de prisão e de busca e apreensão em operação contra tráfico de drogas e outros crimes na Bahia


Mais de mil policiais civis de delegacias das 26 Coordenadorias Regionais de Polícia do Interior (Coorpins) participam de forma integrada e simultânea da 7ª fase da Operação Unum Corpus, deflagrada nesta quarta-feira (30), em centenas de cidades da Bahia.

Durante as ações, são cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão de acusados de homicídios, tráfico de drogas, crimes contra o patrimônio, contra a dignidade sexual, violência doméstica e familiar e estelionato.A polícia não detalhou as cidades onde são cumpridas as ordens de prisão ou de busca e apreensão.

A megaoperação teve início em setembro de 2021 e, segundo a polícia, prendeu 680 suspeitos durante o período. Nas seis fases da Unum Corpus foram cumpridos 444 mandados de prisão e 614 de busca e apreensão, 198 prisões em flagrante, além da apreensão de 64 quilos de drogas e 18 veículos.

Na 6ª fase, realizada em setembro deste ano, 164 pessoas foram presas. Mais da metade foi formada por suspeitos de crimes contra a vida e contra o patrimônio, 43 de tráfico de drogas, 15 de estupro, 13 de violência doméstica e 22 de outros crimes.

terça-feira, 29 de novembro de 2022

Brasil deve enfrentar Camarões com reservas; veja possível escalação


 O Brasil vai encerrar sua participação na fase de grupos da Copa do Mundo contra Camarões, na próxima sexta-feira (29/11). Líder do grupo G e classificada com seis pontos, a Seleção deve enfrentar os africanos com um time reserva.

Tite e a comissão técnica devem entrar em campo com Ederson; Daniel Alves, Militão, Bremer, Alex Telles; Fabinho, Bruno Guimarães, Rodrygo; Antony, Gabriel Martinelli e Gabriel Jesus. 

Sem Danilo, Alex Sandro e Neymar por lesão, o Brasil precisaria utilizar pelo menos três jogadores que foram reservas na estreia. A expectativa é que os três voltem para as oitavas de final.

Caso a Seleção classifique em primeiro, jogará contra o segundo colocado do grupo H, que tem Portugal (já classificado), Gana, Uruguai e Coreia do Sul. A partida será na próxima segunda-feira (5/12), no Estádio 974, onde o Brasil venceu a Suíça por 1 x 0.



Criança coreana morre em acidente de carro no oeste da BA; outras 4 pessoas ficaram feridas


Uma criança coreana de sete anos morreu e outras quatro pessoas ficaram feridas, nesta terça-feira (29), em um acidente de carro na BR-135, próximo a cidade de Formosa do Rio Preto, no oeste da Bahia.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Barreiras, cidade a cerca de 154 quilômetros do local do ocorrido, os feridos foram encaminhados para o Hospital de Formosa do Rio preto e o Hospital do Oeste. Não há detalhes sobre o estado de saúde deles.

Também não há informações do que teria causado o acidente, nem se a rodovia precisou ser interditada.

O carro em que as pessoas estavam ficou destruído. Além disso, destroços do veículo ficaram espalhados pelo chão.

Carnaval 2023 em Salvador: credenciamento de veículos para moradores de áreas dos circuitos termina na quarta-feira


O credenciamento dos veículos de moradores das áreas dos circuitos do carnaval e entorno termina na quarta-feira (30). Desde outubro que o serviço para registro das placas de até dois veículos estava disponível para os residentes das áreas dos circuitos, no site da Transalvador.

A medida é necessária para circulação dos automóveis no perímetro durante a folia momesca em 2023.

No início desde mês de novembro, a Transalvador informou que o número de moradores que realizaram o credenciamento dos veículos alcançou somente 9% do público-alvo. Apenas 2,9 mil moradores tinham concluído a solicitação, mas a previsão da Transalvador é de que 33 mil imóveis estejam aptos a receber as credenciais.

Novos dados sobre esse registro não foram divulgados. Também não há detalhes se haverá prorrogação.

Os interessados ainda podem fazer o cadastro nesta quarta. Para isso é necessário clicar no ícone "Credenciamento carnaval 2023". Cada morador tem direito de cadastrar até dois veículos. [Saiba como fazer o cadastramento no final da matéria]


Os adesivos serão entregues na residência do solicitante. O sistema de fiscalização vai verificar eletronicamente se a placa registrada no adesivo coincide com a do veículo.

A Transalvador já iniciou o envio de cartas para mais de 30 mil residências que ficam nas zonas de restrição informando sobre as mudanças no procedimento para o receber os adesivos, além de todo passo a passo para a realização do cadastro das placas.

Cadastramento

Para cadastrar as placas, o proprietário do imóvel ou o inquilino deve informar os números do IPTU, CPF/CNPJ e o endereço de e-mail. O número do CPF informado deve ser o do proprietário do imóvel.

Após o cadastro, o sistema enviará para o e-mail informado um código de acesso. Ao ingressar no sistema, o morador poderá informar o número do Renavan e placa do veículo a ser cadastrado.

Até o dia 30 de novembro todos poderão efetuar mudanças nas placas dos veículos. Após esta data, o procedimento só poderá ser realizado em um dos postos de atendimento da Transalvador, mediante a troca do adesivo e apresentação do documento do novo veículo (CRLV).

Zonas de restrição


O carnaval de 2023 terá cinco grandes áreas de restrição de circulação de veículos. Essas regiões serão subdivididas em um total de 12 subáreas. As credenciais são específicas para cada um dos 12 locais.

Os veículos que não possuírem a devida liberação para circulação ou que acessarem outra subzona que não a de sua residência serão autuados.

A multa para quem transitar em local e horário não permitido pela regulamentação é de R$ 130,16. Essa é uma infração de natureza média, prevista no art. 187, inciso I, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O infrator está sujeito ainda a 4 pontos na CNH.


A Defesa Civil afirmou ainda não ter como precisar o número de vítimas e desaparecidos no deslizamento de terra na BR-376 em Guaratuba, no litoral do Paraná, na noite de segunda-feira (28).


 A Defesa Civil afirmou ainda não ter como precisar o número de vítimas e desaparecidos no deslizamento de terra na BR-376 em Guaratuba, no litoral do Paraná, na noite de segunda-feira (28). Isso porque, de acordo com o coordenador estadual do órgão, há apenas informações visuais iniciais. "Nós temos alguma projeção que já foi relatada pelo comandante do Corpo de Bombeiros, existe uma informação visual de alguns caminhões e veículos. Obviamente, esse número pode aumentar", afirmou Coronel Fernando.

"Nós temos uma grande massa de terra sobre a pista e não temos condições de precisar quantos veículos ou quantas pessoas estavam nesses veículos."

O deslizamento deixou ao menos uma pessoa morta, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), e pelo menos 15 carros e seis caminhões foram arrastados pela lama, conforme o governo estadual. Equipes dos bombeiros, da Defesa Civil e da concessionária atuam nas buscas no local.

O coronel também explicou que a situação aconteceu por conta das chuvas. "É reflexo do excesso de chuva que tem ocorrido na região como um todo e, obviamente, é uma área de bastante vulnerabilidade técnica e necessita obras de contenção. Tanto que a concessionária estava fazendo obras, trabalhando nesse local, prevendo e sabendo desse risco. [...] Uma massa de terra é muito volume, o peso é muito grande sobre a rodovia, inclusive sob o risco de a rodovia ceder, que agravaria mais o problema", afirmou.

O trabalho na região é delicado e, segundo o Corpo de Bombeiros, apresenta risco de novos deslizamentos. "É possível perceber o tamanho do estrago ali, do acontecido com o deslizamento, a quantidade de veículos atingidos. Carros e caminhões. Alguns caminhões estão servindo de arrimo para uma grande quantidade de terra ainda, ou seja, se for fazer uma retirada antes de um estudo, pode haver novos deslizamentos no local", explicou o secretário estadual de Segurança Pública, Wagner Mesquita.

sábado, 19 de novembro de 2022

Carros batem de frente e pegam fogo na BR-259, em Governador Valadares


Seis pessoas ficaram feridas em um acidente entre dois carros na BR-259, em Governador Valadares, na tarde deste sábado (19). Os veículos bateram de frente e pegaram fogo.

Segundo a Polícia Militar Rodoviária, testemunhas contaram que o motorista de um dos automóveis seguia sentido Governador Valadares, quando perdeu o controle da direção e invadiu a contramão depois que o volante travou. Com o impacto da batida, ele foi arremessado e os dois veículos pegaram fogo.

Cinco pessoas, entre elas duas crianças, viajavam no outro carro. Elas conseguiram sair do veículo antes que o fogo se alastrasse. As vítimas estavam conscientes e foram levadas para um hospital de Governador Valadares pelo Samu e por terceiros.


Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e combateu o incêndio antes que o fogo se alastrasse para a vegetação. O trânsito na rodovia ficou interditado, mas já foi liberado.


Segunda cirurgia para separar gêmeas unidas pela cabeça em Ribeirão Preto termina após 9 horas.


A segunda etapa da cirurgia de separação das gêmeas Allana e Mariah, que nasceram unidas pelas cabeças, terminou por volta das 17h deste sábado (19) em Ribeirão Preto (SP). O procedimento durou cerca de nove horas. Em nota divulgada à imprensa, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão da Universidade de São Paulo informou que as irmãs já estão acordadas, respondendo bem e vão ficar na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica do HC Criança para cuidados. 

Ao todo, 40 profissionais de saúde e de apoio participaram do segundo dos cinco procedimentos aos quais elas serão submetidas até junho de 2023, quando deve ocorrer a separação definitiva. A equipe é comandada pelo neurocirurgião Hélio Rubens Machado, chefe do setor de neurocirurgia pediátrica, e por Jayme Farina, chefe da divisão de cirurgia plástica.

Acompanhamento:

Allana e Mariah, atualmente com 1 ano e 10 meses, passaram pela primeira cirurgia em agosto deste ano -- o procedimento durou nove horas e meia. Na ocasião, veias do cérebro que liga as duas meninas foram seccionadas, segundo o neurocirurgião Hélio Rubens Machado. Os pais das irmãs são de Piquerobi (SP). O caso delas é acompanhado no HC desde a gestação e o parto das crianças ocorreu no hospital de Ribeirão Preto. Antes disso, a mãe das meninas, Talita Francisco Ventura Sestari, disse que chegou a ser desencorajada de levar a gravidez adiante ao descobrir a malformação.

A anomalia é considerada rara, com registros de um caso no mundo a cada dois milhões de nascimentos, segundo o neurocirurgião Hélio Rubens Machado. Neste sábado, a equipe realizou novas secções de vasos sanguíneos. Desde a primeira cirurgia, os profissionais utilizam tecnologia de ponta para os procedimentos. Eles contam com exames clínicos, laboratoriais e de imagem de ressonância magnética e tomografia computadorizada integrados em sistema de realidade virtual.

Uma coletiva de imprensa está prevista para acontecer na segunda-feira (21), quando serão informados mais detalhes sobre o procedimento e sobre as próximas etapas.

sexta-feira, 18 de novembro de 2022

Homem HIV positivo impressiona com antes de depois de tratamento



Vitor Ramos impressionou usuários das redes sociais com as mudanças no corpo desde que começou o tratamento para HIV. Nos últimos dias, ele viralizou com um post em que incentiva a prevenção e o diagnóstico precoce da doença com fotos dele antes e depois do tratamento. 

“O problema não é viver com HIV. O problema é viver sem saber do HIV. Previnam-se e se testem!”, alerta o homem de 29 anos no Twitter. Ele reforça ainda que a doença tem tratamento e que “existe vida pós-diagnóstico”. Para provar, mostra a diferença que a descoberta fez na vida dele e se tornou um ativista da causa nas redes. 

Diagnosticado como HIV positivo em 2018, ele relatou em conversa com a BBC Brasil que passou por muitas dificuldades desde os primeiros sintomas. Ao todo, foram cerca de três anos entre exames e medicações na busca por uma avaliação correta. 

“Por conta do diagnóstico tardio, que levou quase três anos, a Aids me fez perder a visão do olho direito, parte da audição, e me causou sequelas de um certo atraso de movimento na perna esquerda. Mas me sinto ótimo, considero que minha recuperação foi muito boa, e, hoje, vivo bem”, disse. Vitor também pontuou a importância de não ouvir todas as opiniões ao redor e buscar fontes confiáveis de informação sobre o vírus. 

O ativista usa as redes sociais para dividir o que sabe sobre o assunto. Em um post do começo de novembro, por exemplo, ele explica que quando uma pessoa HIV+ faz um exame que não detecta carga viral, isso significa que ela não pode transmitir o vírus e não terá problemas de saúde por causa dele. Além de poder ter filhos sem que a criança herde a doença. 

Vitor Ramos é um homem preto e gay e mantém um namoro com uma pessoa sorodiferente, ou seja, que é HIV negativo. Em um vídeo, eles falam sobre como é viver uma relação assim: “É normal. Não tem muito o que ser dito. É vida normal”, conta o namorado Pietro.



Um empresário suspeito de espancar e manter a companheira em cárcere de privado foi preso, na tarde de quinta-feira (17), em Barreiras, no oeste da Bahia.


 A vítima tinha medida protetiva contra o agressor.

Marcelo Geovane Rossi era procurado há um mês e foi encontrado pela Polícia Civil em uma de suas empresas no município. Segundo a polícia, ele tentou fugir, mas não obteve sucesso. Marcelo foi encaminhado à delegacia e, em seguida, realizou exames de rotina antes de ser levado para o Conjunto Penal de Barreiras.

Vítima mantida em cárcere privado.

As agressões foram registradas em outubro deste ano. Marcelo agrediu a vítima, Beatriz Souza Bezerra, na frente do filho do casal, que tem 8 anos. A vítima relatou, em depoimento à polícia, que chegou a perder a consciência em vários momentos durante o cárcere privado. Eles estavam juntos há 11 anos

Beatriz conseguiu fugir do imóvel onde morava quando Marcelo deixou o portão aberto, ao sair para pegar comida, que tinha pedido por meio de delivery. Após a fuga, foi levada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Barreiras e ouvida pela Polícia Civil.

Conhecida por ser alterada, idosa surta e joga óleo quente no vizinho em Cuiabá.


Rafael dos Santos, 28 anos, proprietário da lanchonete Ponto do Salgado, em Cuiabá, foi agredido por uma idosa enquanto trabalhava, na tarde desta quarta-feira (16). A mulher chegou a jogar óleo quente no comerciante.

Conhecida na vizinhança por ser uma pessoa "alterada", a idosa estaria perseguindo Rafael há quase um ano. "Ela passa e chuta as cadeiras, fala que a esquina é dela, sendo que nem na esquina ela mora. Ela fica ameaçando, falando que vai fechar [a lanchonete]", relatou Drielly, esposa de Rafael.

A idosa já registrou várias denúncias contra a lanchonete, na tentativa de fechar o local, mas de acordo com Drielly, o estabelecimento possui alvarás sanitário e de funcionamento.

Além de acionar a Polícia Militar para conter a mulher, vários moradores também já registraram boletins de ocorrência, devido às "perturbações" que ela tem causado na vizinhança.

Na tarde desta quarta-feira, a idosa foi filmada arremessando vários objetos da lanchonete contra Rafael. Quando o comerciante diz que vai chamar a polícia, a mulher passa a jogar óleo quente no comerciante e dentro do estabelecimento.

Mesmo sendo filmada, a idosa não se intimidou e passou a dar tapas em Rafael. Ela ainda começa a bater com a bolsa em um funcionário que tentava conter a confusão. Mais um boletim de ocorrência foi registrado contra a idosa.

quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Mandados de busca e apreensão são cumpridos contra suspeitos de integrar grupo que sonegou mais de R$ 100 milhões na Bahia

Policiais da Delegacia de Crimes Econômicos e Contra Administração Pública (Dececap), cumpriram mandados de busca e apreensão, nas primeiras horas desta quinta-feira (17), contra suspeitos de integrar um grupo criminoso apontado por sonegar mais de R$ 100 milhões somente na Bahia.

A ação, denominada Operação Cigarrete, acontece em Salvador, Vitória da Conquista, Valença, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina. Segundo a Polícia Civil, os suspeitos são investigados há mais de um ano.

“É um grupo criminoso que utiliza de laranjas para sonegar impostos. Este grupo já causou um prejuízo somente ao estado baiano de mais de R$ 100 milhões”, explicou a titular da Dececap, delegada Márcia Pereira.

Os mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos nas casas dos proprietários e nos estabelecimentos comerciais da empresa.

Ex-Ken humano diz que foi dispensado ao revelar ser bissexual e enfrenta dificuldades financeiras: 'Pedi ajuda aos seguidores'


O jovem Felipe Máximo Dias de Oliveira, de 18 anos, que ganhou notoriedade por se caracterizar como o boneco Ken, personagem do "universo" Barbie, e por trabalhar como auxiliar de pedreiro com o tio e o padrasto, foi dispensado das obras após revelar ser bissexual nas redes sociais. “Começaram um tratamento diferente comigo e, passados alguns dias, me dispensaram”.

“Trabalhava com eles, mas, após eu falar abertamente sobre minha orientação sexual e, principalmente por eu não me dar bem com o sócio de trabalho dele [do tio], que é o marido da minha mãe, os dois decidiram me mandar embora”, contou ele, que só mantém contato com as irmãs.

A situação foi publicada no Instagram, onde pediu uma oportunidade de emprego aos seguidores para poder pagar as contas. No momento, o jovem tem trabalhado na informalidade, em uma barraquinha na praia.

De lá para cá, Felipe contou ter passado por alguns apuros financeiros e contou com a ajuda de seguidores, que doaram alimentos. O namorado de Felipe abriu as portas de casa, no Centro de Peruíbe, para que ele ficasse.


“Após eu falar abertamente nas minha redes sociais sobre minha orientação sexual, que sou bissexual, eu fui dispensado da obra onde trabalhava com meu tio e passei por dificuldades financeiras [...]. Pedi aos meus seguidores ajuda com mantimentos, e [com as doações] supri as algumas necessidades”.

O jovem contou que precisou sair da casa em que morava sozinho por não ter condições pagar o aluguel. “Estou em busca de qualquer oportunidade de emprego para que eu tenha condições, novamente, de morar sozinho e poder correr atrás de meus objetivos”.

O tio de Felipe, o pedreiro Nadir Brito Oliveira, negou as afirmações feitas pelo sobrinho de que o desligamento tenha ocorrido após o jovem se assumir bissexual. Segundo ele, a família sempre soube das escolhas do rapaz, o que não impediu que ele fosse contratado.

A decisão do desligamento de Felipe, conta Nadir, teria relação com a má relação do jovem com o padrasto, que é sócio na obras. "Eu não sei o que passou na cabeça dele de dizer que tivemos preconceito. Não é verdade. O que ele fez é muito errado. Se eu fosse preconceituoso, não tinha chamado ele para trabalhar comigo".

O padrasto e pedreiro Gleison Freitas Silva, lamentou a postura de Felipe e diz que a família está entristecida, e que a mãe do jovem se sentiu mal após o posicionamento dele nas redes sociais.

Ele ressaltou que nunca teve problemas com ninguém em obras, mas que Felipe vinha o "afrontando" e, por isso, em decisão com Nadir, dispensaram os serviços dele. "Não tenho nada a ver com opção de vida dele. Não sou preconceituoso, não sou homofóbico. O negócio é que ele estava com problema comigo".

Gleison reforçou que nunca prejudicou o jovem, só fez coisas boas. "O que ele está fazendo é nos caluniado. Tenho primos homossexuais, primas lésbicas e nunca tive problema com nenhum deles [...]. Não sei por que esse menino fez isso, não sei se ficou chateado porque o mandamos embora e fez besteira".


Relacionamento
Felipe disse que começou a namorar há pouco tempo, praticamente ao começar a morar junto com o rapaz. “Nós já estávamos nos conhecendo melhor há um tempo”. O objetivo dele, no entanto, é reunir condições financeiras para se sustentar, voltar a morar sozinho e continuar o relacionamento.

Desistiu de ser o boneco Ken

Em setembro deste ano, Felipe contou ao g1 os motivos que o levaram a desistir do sonho de se transformar no 'Ken Humano' e aceitar o desafio de trabalhar como auxiliar de pedreiro com o tio e o padrasto. No passado, inclusive, o jovem havia planejado realizar 42 procedimentos cirúrgicos para se parecer com o boneco.

"Eu via problemas em mim que não existiam, não vejo necessidade de fazer nenhuma cirurgia agora. Me olhei no espelho e consegui me ver", contou à época. Na mesma ocasião o jovem se dizia orgulhoso do novo ofício. "Não só tenho orgulho do meu trabalho mas também gosto de estar na obra, na construção civil".

Quem é o 'Ken Humano' de Peruíbe

Felipe Máximo Dias de Oliveira, conhecido como Felipe Adam ou 'Mr. Adam', ganhou popularidade na internet ao compartilhar diversos conteúdos sobre a sua "transformação" para ficar parecido com o boneco Ken.

Em 2020, o rapaz, que na época tinha 16 anos, revelou os planos de se submeter a 42 procedimentos cirúrgicos para que pudesse se parecer cada vez mais com o personagem.

No ano passado, em 22 de setembro, ele compartilhou nas redes sociais que havia abandonado o sonho das modificações corporais, embora ainda se caracterize como o boneco Ken usando maquiagem. Na ocasião, ele ainda não trabalhava em obras.






A luta de menino para salvar família da fome após irmão morrer desnutrido


 O irmão de Dahir morreu de fome. Agora, duas de suas irmãs enfrentam problemas de saúde e desnutrição.

O jornalista Andrew Harding, da BBC, voltou à cidade de Baidoa para visitar novamente esta família, forçada a fugir da pior seca da Somália em 40 anos, enquanto as autoridades pedem à comunidade internacional que reconheça a crise de segurança alimentar como uma emergência de fome. Dahir, de 11 anos, abre caminho entre um aglomerado crescente de cabanas improvisadas na fronteira de Baidoa, em direção a uma escola com telhado de zinco perto da estrada principal.

Ele está usando a única calça e camisa que tem, e segurando seu outro bem — um livro didático novo. O único professor da escola, Abdullah Ahmed, de 29 anos, escreve os dias da semana em inglês no quadro, enquanto Dahir e talvez 50 colegas de turma recitam: "Sábado, domingo, segunda...".

Por alguns minutos, uma explosão de interesse revigora as crianças, mas logo os bocejos e as tosses recomeçam— sinais da fome e das doenças que ecoam, como uma trilha sonora sombria, pelo planalto de terreno rochoso nos arredores de Baidoa, cidade que se tornou um refúgio nos últimos meses para centenas de milhares de pessoas que tentam escapar da pior seca a atingir a Somália em 40 anos.

"Acho que pelo menos 30 dessas crianças não tomaram café da manhã. Às vezes, elas vêm até mim contar que estão com fome", diz Ahmed.

"Elas têm dificuldade para se concentrar e até mesmo para vir à aula."

Seis semanas antes, em nossa outra visita a esta região no sul da Somália, Dahir estava sentado, aos prantos, ao lado da mãe, Fatuma, na entrada da frágil cabana improvisada da família.

Alguns dias antes, seu irmão mais novo, Salat, havia morrido de fome após a viagem que fizeram para Baidoa, deixando para trás a zona rural duramente castigada pela seca.
Salat foi enterrado a poucos metros de distância. Agora, seu túmulo está cercado por cabanas construídas pelos recém-chegados.

"Estou preocupado com minhas irmãs. Lavo para elas. Lavo os rostos delas também", diz Dahir, olhando para Mariam, de seis anos, que tem uma tosse rouca e reclama de dor de cabeça, e depois para Malyun, de quatro anos, com os olhos profundos, sentada em estado letárgico sobre os joelhos da mãe.

"Ela está quente. Acho que está com sarampo. As duas podem estar com sarampo", diz Fatuma, colocando a mão na testa de Malyun.


Casos de sarampo e pneumonia se espalharam por Baidoa nos últimos meses, matando muitas crianças pequenas, cujos sistemas imunológicos foram enfraquecidos pela desnutrição. No hospital provincial de Baidoa, médicos e enfermeiras se movimentam entre os leitos no centro de terapia intensiva, colocando acessos para soro nos bracinhos magros dos bebês e catéteres para oxigênio em suas pequenas narinas.

Os membros de várias crianças estão escuros e cheios de bolhas — como se fossem queimaduras graves —, uma reação dolorosa à fome prolongada. "Recebemos mais alguns suprimentos [de ajuda humanitária]. Mas ainda não o suficiente", diz Abdullahi Yusuf, médico-chefe do hospital. "O mundo está prestando atenção à seca da Somália agora. Vemos visitas de doadores internacionais. Mas isso não significa que estamos recebendo apoio suficiente. Espero que chegue em breve. É uma situação desesperadora."

Seis semanas antes, ele descreveu a situação como "aterrorizante". Hoje, ele reconhece uma ligeira queda no número de internações, mas explica que isso provavelmente se deve a alguns dias de chuva que afetaram algumas estradas de terra e levaram algumas famílias a se concentrarem em tentar plantar, em vez de levar crianças doentes para o hospital.

A situação está 'piorando'
De volta ao acampamento, Fatuma carrega um galão de plástico com água de uma torneira comunitária. Dahir sai da cabana para ajudá-la a limpar uma tigela de metal surrada, enquanto suas filhas doentes estão deitadas, cansadas, dentro da cabana. "Meu menino é uma grande ajuda. Ele faz muita coisa para ajudar as meninas", diz Fatuma.

Enquanto ela ferve a água, o telefone toca. É seu marido, Adan Nur, de 60 anos, que está ligando da casa deles, localizada em um vilarejo a três dias de caminhada, em um território controlado pelo grupo extremista islâmico al-Shabab. "Ele diz que plantou sorgo. Está bem. E voltará em breve. Mas perdemos todo o nosso gado. Não há como vivermos apenas das colheitas, então ficarei aqui. Nosso modo de vida acabou", diz Fatuma após encerrar a ligação.

A decisão dela é respaldada pelas opiniões de muitos especialistas, que alertam que esta estação chuvosa parece ser mais uma de "fracasso", assim como as últimas quatro — espalhando um leve toque verde pelo deserto fora de Baidoa, mas sem ter um impacto real na crise.

"Ainda está piorando. Muitas pessoas ainda vêm aqui em busca de comida, segurança e água. E muitas crianças estão morrendo de desnutrição. Fazemos um apelo [ao governo e à comunidade internacional] que considerem a situação... como uma emergência de fome", disse o prefeito de Baidoa, Abdullah Watiin, ao sair brevemente de uma reunião da comunidade em um complexo fortemente vigiado. Dentro do recinto, um general do exército alerta a população local sobre a crescente ameaça do grupo al-Shabab, dizendo aos moradores para ficarem atentos a artefatos explosivos e emboscadas.

A expectativa é de que as tropas do governo e milícias ampliem uma ofensiva que parece ter tido algum sucesso mais ao norte, mas que corre o risco de dificultar ainda mais o acesso a algumas comunidades rurais que foram mais atingidas pela seca.

No fim do dia, Fatuma acomoda suas duas filhas mais doentes — Mariam e Malyun — em um cobertor no chão de terra da cabana.Uma oferta para levar as crianças ao hospital foi recusada, em favor de um tratamento com remédios tradicionais à base de plantas. Então Fatuma, também cansada, se deita ao lado das meninas. "Só quero que elas melhorem", diz Dahir, observando as três do seu pequeno cobertor, repetindo solenemente a frase mais duas vezes.

Este texto foi publicado em www.bbc.com/portuguese/internacional-63635745






Um vídeo bizarro viralizou nos últimos dias nas redes sociais.


 Um vídeo bizarro viralizou nos últimos dias nas redes sociais. As imagens da câmera de segurança mostram um funcionário do Sanatório Finochietto, na Argentina, recepcionando uma suposta ex-paciente no último sábado (12). 

Após a porta automática abrir, o segurança aparece conversando com ‘alguém’, ele anota suas informações e até se prontifica a pegar uma cadeira de rodas. Mas quando a ex-paciente não retorna e não é encontrada, o guarda confere os seus dados e percebe que eles correspondiam aos da mulher que havia morrido no quarto 915 três horas antes. 

O diretor de relações públicas do hospital, Guillermo Capuya, explicou ao jornal Clarín que o caso está sendo investigado, mas a suspeita é de que alguém tenha feito uma brincadeira com o guarda.

_____________

🎥 Reprodução/Twitter/mauroszeta

Um homem foi preso em flagrante na tarde desta quarta-feira (16) suspeito de manter a companheira em cárcere privado, no bairro de Alto de Coutos, em Salvador.


Um homem foi preso em flagrante na tarde desta quarta-feira (16) suspeito de manter a companheira em cárcere privado, no bairro de Alto de Coutos, em Salvador. A vítima era agredida fisicamente, sofria abuso sexual, além de ter sido obrigada a pegar um empréstimo bancário de R$ 15 mil, conforme a Polícia Civil.

Equipes da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Periperi, localizada no subúrbio da capital, chegaram até o imóvel após uma denúncia contra o suspeito. No local, os policiais confirmaram o fato após encontrarem a mulher em situação de cárcere.

Além de ter obrigado a vítima a fazer um empréstimo bancário, o suspeito também ficava com o dinheiro do Auxílio Brasil que ela recebia mensalmente.

À Polícia Civil, a delegada Iola Nolasco, titular da Deam de Periperi, informou que o homem já havia sido preso anteriormente por ter praticado o mesmo crime contra outra mulher. No entanto, não há detalhes sobre quando ocorreu a prisão, nem o motivo dele estar em liberdade.

A vítima prestou depoimento à polícia, que acionou os órgãos sociais para que ela seja acolhida. Já o suspeito, está à disposição da Justiça

Adolescente de 15 anos é encontrada sem vida em Conceição do Jacuípe.


Uma adolescente, de 15 anos, foi encontrada sem vida na madrugada desta quarta-feira (16/11), no Loteamento Joel Caetano, em Conceição do Jacuípe. Maria Clara Vital dos Santos cometeu su*c*d*o. 

Ela era estudante do 9° ano no Grupo Escolar Profª Laura Ribeiro Lopes, no turno matutino.Conforme informações repassadas ao FALA GENEFAX, há uma incidência muito alta de mutilações entre crianças e adolescentes em escolas da cidade.

Este é o segundo caso de su*c*d*o registrado em Conceição do Jacuípe em menos de 24 horas. Nesta terça-feira (11), um feirante foi encontrado morto na rua 2 de Julho.

Onde buscar ajuda

Se você estiver passando por um momento difícil e precisar de ajuda imediata, entre em contato com o Centro de Valorização da Vida (CVV). 


Ele é um serviço gratuito de apoio e de prevenção ao su*c*d*o que atende pessoas que precisam conversar. Para falar com a equipe de voluntários, mande um e-mail, acesse o chat pelo site ou disque 188. Eles ficam disponíveis de domingo a domingo, 24 horas por dia.

O CVV, em parceria com a UNICEF, também tem um canal de escuta exclusivo para pessoas de 13 a 24 anos. Todo o processo é anônimo e, para usar, não é preciso se identificar. O “Pode Falar” existe para acolher adolescentes que sentem que precisam de ajuda e queiram conversar. 

Isso pode ser feito pelo chat online ou pelo WhatsApp. É preciso checar os horários de atendimento no site.


Fonte: Fagenefax

sexta-feira, 11 de novembro de 2022

CUMPRIMENTOS DE MANDADOS DE PRISÃO E BUSCA E APREENSÃO


Após exaustivas investigações e diligências, a Polícia Civil logrou êxito em identificar os policiais Militares André Luiz e Matheus Santana, ambos suspeitos de praticarem os homicídios e ocultação de cadáver das vítimas Wilberto Barros e Ênio Brandão na cidade de Paratinga-BA. O Policial Matheus Santana foi preso, porém o Policial André Luiz encontra-se foragido.

Os dois Policiais também são suspeitos de serem os executores dos homicídios de membros da comunidade cigana na cidade de Paratinga-BA, inciando assim o trágico conflito que resultaram nas demais mortes.

É válido ressaltar que outras diligências estão sendo empreendidas pela CORREGEDORIA DA SSP-BA e 24° COORDENADORIA DE POLÍCIA CIVIL BOM JESUS DA LAPA/PARATINGA, com o objetivo de levantar maiores informações. É válido frisar que o policial militar André Luiz responde por crimes de homicídio na comarca de Feira de Santana Bahia e adjacências.

MANDADOS DE PRISÃO E BUSCA E APREENSÃO EXPEDIDO PELO JUIZ DA VARA CRIME DE BOM JESUS DA LAPA - BAHIA, PRENDEU 1 POLICIAL MILITAR E O OUTRO SEGUE FORAGIDO. Eles são suspeitos de crimes em Paratinga. Confira abaixo a ocorrência da Polícia Civil e entenda o caso:

POLÍCIA CIVIL DA BAHIA

24ª COORPIN. Delegacia Territorial de Paratinga - BA. CUMPRIMENTOS DE MANDADOS DE PRISÃO E BUSCA E APREENSÃO

LOCAL: 1ª COORPIN/Feira de Santana, 9ª COORPIN/Jequié e 24ª COORPIN/Bom Jesus da Lapa. DATA: 10/11/2022 HORÁRIO: 06:00hOC. : 649671/2022. MANDADOS DE PRISÃO E BUSCA E APREENSÃO: Mandados de Prisão e Busca e Apreensão de nº 8001968-61.2022.8.05.0027.01.0001-06 expedido pela Vara Criminal de Bom Jesus da Lapa-BA.

HISTÓRICO: No dia de hoje foi deflagrada uma operação conjunta entre a 1ª COORPIN/Feira de Santana, 9ª COORPIN/Jequié e 24ª COORPIN/Bom Jesus da Lapa, bem como, a Corregedoria da Polícia Militar, para efetuarem os cumprimentos dos MANDADOS DE PRISÕES TEMPORÁRIAS, em desfavor de dois policiais militares, expedido pela Vara Criminal de Bom Jesus da Lapa-BA, sob processo judicial nº 8001968-61.2022.8.05.0027.01.0001-06, sendo efetivada à prisão do Soldado PM M. L. S. S.

O segundo indivíduo, o Cabo da PM A. L. C. J., não foi localizado até o presente momento.E

NTENDENDO O CASO: A operação é resultado de uma longa investigação, com o intuito de elucidar vários crimes de homicídios ocorridos no município de Paratinga - BA, nos anos de 2020 à 2021. Os crimes perpetrados pela dupla de policiais militares eram cometidos mediante pagamento dos respectivos mandantes, figurando entre as vítimas um empresário, Vilberto Barros, e o senhor, Ênio Brandão, causando grande clamor na cidade e região. Insta consignar que o duplo homicídio ocorreu com a ocultação dos cadáveres. As investigações continuam para localizar os respectivos corpos.

A Polícia Civil informa que a contribuição da população através do Disque Denúncia 181 é de suma importância no combate ao crime, reiterando os laços de confiança junto a toda sociedade

Duas mulheres são flagradas arrastando um saco com um corpo dentro


Duas mulheres foram flagradas por câmeras de segurança arrastando um saco pelas ruas do Centro de Marília-SP, na noite de quarta-feira (9). Já na manhã desta quinta-feira (10), a Polícia Militar descobriu que dentro do saco havia o corpo de um homem. 

Em coletiva de imprensa, a Polícia Civil (PC) informou que as suspeitas foram ouvidas e demonstraram frieza ao falarem do caso. As mulheres, segundo os policiais, não são de Marília-SP, provavelmente, de uma cidade do interior de Minas Gerais.

A Polícia Civil já sabe que a vítima é um homem, que tinha entre 55 e 65 anos. As duas mulheres, de acordo com a polícia, teriam ainda, contraído empréstimos no nome dele no valor de R$ 25 mil. 

As duas seriam cuidadoras do homem que era debilitado. O nome do homem encontrado morto é Donizete Rosa e a família dele é da cidade de Gália-SP. As causas da morte estão sendo investigadas.

Professor suspeito de importunação e assédio sexual a 18 alunas em Cascavel é preso


Um professor de 38 anos, suspeito de importunação e assédio sexual a 18 alunas - de 11 a 14 anos de idade - em Cascavel (a cerca de 60 km de distância de Fortaleza), foi preso por força de um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça Estadual e cumprido pela Polícia Civil do Ceará (PC-CE), nesta sexta-feira (11).

"O alvo, que chegou a fugir para Mossoró, no Rio Grande do Norte, foi preso por equipes da Polícia Civil do Estado do Ceará, em Cascavel- Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13) do Ceará. 

Imagens das conversas entre o suspeito e as vítimas, além de provas testemunhais, subsidiaram as investigações", confirmou a PC-CE.


Datena diz que pagou R$ 60 milhões à Record após demissão em 2011: 'Não ligo para dinheiro'


O apresentador José Luiz Datena falou sobre a multa de R$ 60 milhões que pagou ao pedir demissão da Record em 2011. Na época, ele passou pouco mais de 40 dias na emissora, mas não se importou de deixar o local. "Não ligo muito para dinheiro", explicou.

A declaração foi dada por ele durante o Brasil Urgente na quinta-feira (10). "Eu assinei um papel que não devia, sabendo que iria me ferrar. 

Eu fui para outra emissora de TV sem imaginar que ia sair depois de um mês", contou ele sobre a saída da Band para a emissora de Edir Macedo.

quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Imagens chocantes começaram a circular nas redes sociais nesta quarta-feira (9):


Homens apontam armas, de dentro de um carro, para um homem fardado que pilotava uma motocicleta pelas ruas do Centro de Vitória. 

O motociclista é um servidor do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), e o órgão confirmou que já está ciente do caso. Nas imagens, é possível ouvir os criminosos falando que vão matar o servidor, que usava o uniforme da Coordenação de Apoio Especializado (Caesp) do Iases.

Em nota, o instituto informou que "tomou ciência deste vídeo nesta quarta-feira (9), é um servidor do Iases na moto, e providências legais estão sendo adotadas".

Adolescente de BH escreve carta ao Papai Noel e pede ‘carne, leite e biscoito’ de Natal

 


Com a proximidade do Natal, muitas crianças se empolgam com a chance de ganhar brinquedos do Papai Noel, e escrevem a carta pedindo bola, bicicleta e carrinhos de controle remoto. Uma cartinha recebida por uma moradora de Belo Horizonte, no entanto, mostra que a realidade nem sempre é cor-de-rosa.

Lucas Fernandes Moura, adolescente de 13 anos, escreveu uma cartinha com um pedido especial ao Bom Velhinho: ‘carne, leite e biscoito’. A família dele, que enfrenta dificuldades financeiras, pede doações de cesta básica e roupas. “Querido Papai Noel. Meu nome é Lucas, tenho 13 anos. Moro com a minha mãe e meus irmãos. Papai Noel, eu gostaria muito de ganhar de Natal uma cesta básica ou uma carne ou leite ou biscoito”, diz a cartinha, que foi parar no bairro da Pompeia, do outro lado da cidade.


Doação de alimentos

Em convers, Maria Aparecida de Souza, 48, conta que a ideia partiu do próprio filho. “Ele é mais preocupado com as coisas, viu a dificuldade que estamos passando”, explicou a dona de casa na tarde desta quarta-feira (9).

Lucas Fernandes Moura vive com a mãe e os três irmãos Christian, de 14 anos, Luis, de 8, e Ana Luiza, de 10, no bairro Alípio de Melo, na Pampulha. “Ano passado escrevi duas, pedi um tênis e um chinelo, e ganhei. Esse ano pedi comida porque estamos precisando mais, vi as condições que a gente tem aqui”, conta o adolescente que entregou a carta pra tia que a repassou pra pastoral da Igreja Católica.

Na cartinha que redigiu à caneta, ele pede doação de leite e carne, alimentos que não chegam à mesa da família diariamente. Maria Aparecida, que é mãe solo, explica que vive com a renda do Auxílio Belo Horizonte. Depois da pandemia, ela perdeu o emprego de cuidadora de idosos. Hoje sobrevive também com a ajuda das pessoas. “É muita coisa pra pagar, inclusive minha luz tá cortada. Preocupo mais com a água”, relata.

Maria Aparecida conta que precisou escolher entre pagar as contas de luz ou água e, por isso, está sem energia em casa. A mãe conta que o filho escreve cartinhas para o Papai Noel todo ano, e que sempre recebe doações. “Guardo um pouquinho até pelo menos o meio do ano para não passar muito apertado”, conta Maria Aparecida.

A preocupação do filho mais velho é tanta que ela até se preocupa com a saúde mental do agora adolescente. “Tem hora que eu fico até com medo dele entrar em depressão por ficar pensando nessas coisas. Ele não tem interesse em bicicleta, nem nada disso, não. Ele preocupa só se hoje pode almoçar, se vai poder jantar”, conta a mãe.

quarta-feira, 9 de novembro de 2022

Gal Costa, uma das maiores cantoras do Brasil, morre aos 77 anos


Gal Costa morreu aos 77 anos. A informação foi confirmada pela assessoria da cantora. A causa da morte não foi divulgada. Maria da Graça Costa Penna Burgos nasceu em 26 de setembro de 1945 em Salvador e foi a voz de clássicos da MPB como "Baby", "Meu nome é Gal", "Chuva de Prata", "Meu bem, meu mal", "Pérola Negra" e "Barato total".

Foram 57 anos de carreira iniciada em 1965 quando a cantora apresentou músicas inéditas de Caetano Veloso e Gilberto Gil. Ela ainda era Maria da Graça quando lançou "Eu vim da Bahia", samba de Gil sobre a origem da cantora e do compositor. Três anos depois, veio outro clássico: "Baby", de Caetano Veloso. A canção foi feita para Maria Bethânia, mas Gal a lançou em disco e a projetou no álbum-manifesto da Tropicália. "Divino maravilhoso" (de Gil e Caetano) foi outra da fase tropicalista.

Ao longo dos anos 60 e 70, ela seguiu misturando estilos. Dedicou-se ao suingue de Jorge Ben Jor com "Que pena (Ela já não gosta mais de mim)" e foi pelo rock com "Cinema Olympia", mais uma de Caetano. "Meu nome é Gal", de Roberto e Erasmo Carlos, serviu como carta de apresentação unindo Jovem Guarda e Tropicália. Ela estava em turnê com o show "As várias pontas de uma estrela", no qual revisitava grandes sucessos dos anos 80 do cancioneiro popular da MPB. "Açaí", "Nada mais", "Sorte" e "Lua de mel" eram algumas das músicas do repertório.

Bem recebido pelo público e pela crítica, esse show fez com que a agenda de Gal ficasse agitada após a pandemia. A estreia aconteceu em São Paulo, em outubro do ano passado. Além de rodar o Brasil, Gal entrou na programação de vários festivais e ainda tinha uma turnê na Europa prevista para novembro.

Ela deixa o filho Gabriel, de 17 anos.

terça-feira, 8 de novembro de 2022

Menino emociona ao comprar tênis novo para amigo alvo de bullying por sapato desgastado


Um menino de 12 anos tem comovido internautas em diferentes países por conta de uma atitude pra lá de nobre. Cansado de ver um amigo sofrer bullying na escola por usar um sapato desgastado, ele recorreu à mãe e, depois de receber autorização, gastou todas as economias em um tênis novo para o colega.

Romello Early, mais conhecido como Mello, e o amigo Melvin Anderson estudam na mesma escola, a Buffalo Creek, em Nova York, nos Estados Unidos. Na última semana, Mello foi conversar com a mãe e apresentou o problema enfrentado por Melvin – mas também o que seria a solução.

“Posso usar minhas economias ou você pode tirar um pouco do que você vai me dar no Natal?”, quis saber o garoto, conforme explica reportagem da WGRZ-TV. Com a permissão da mãe, o menino comprou um tênis da Nike e foi para a escola mais cedo, para esperar pelo companheiro – já com a surpresa em mãos.

A reação de Melvin não poderia ser das melhores. “Fiquei totalmente chocado e me senti muito feliz, muito surpreso”, relatou o garoto ao The Whashington Post. Já na sala de aula, Melvin deixou a caixa do tênis novo em cima da mesa em que se acomoda para as aulas. O professor Bryant Brown Jr. quis saber do que se tratava e, ao descobrir a novidade, quis compartilhar o exemplo de solidariedade dado por Mello em relação ao amigo. Foi então que o caso viralizou.

“Meu aluno Mello me disse que ele estava cansado de outros alunos atormentando Melvin por causa de seus sapatos. É para isso que eu vivo, para ser essa mão amiga. A maneira como ele me fez sentir, eu apenas pensei… que ninguém mais deveria ter que passar por esse sentimento”, escreveu Brown no Facebook.

Michelle Mibow, destaque do carnaval e musa do 'Caldeirão', é achada morta em casa; marido bombeiro tentou salvá-la


 Um dos grandes nomes do carnaval paulista, a passista Michelle da Costa Chaga, conhecida como Michelle Mibow, foi encontrada morta, na noite da última segunda-feira (7), em Santos, no litoral de São Paulo. Segundo familiares, a suspeita é que Mibow, de 40 anos, tenha sido vítima de um infarto.

Na manhã desta terça-feira (8), o marido dela, Sergio Vieira, que é bombeiro, chegou na casa deles e encontrou Michelle caída no chão. Ele ainda tentou reanimá-la, mas a tentativa não teve êxito, e a passista acabou morrendo. À reportagem, Vieira desabafou sobre a perda e se declarou à passista . "Será sempre o amor da minha vida".

Michelle era bailarina e coreógrafa. Durante sua carreira no Carnaval Santista, foi rainha da bateria da Escola de Samba União Imperial e da Unidos dos Morros. Atualmente, era a madrinha da bateria Chapa Quente. A passista ainda foi coroada como Rainha do carnaval santista 2007 e Rainha do carnaval de São Vicente, em 2017. Na capital paulista, Michelle também foi destaque do samba. Ela recebeu o título de Princesa da Escola de Samba Vila Maria e foi Musa da Águia de Ouro, duas das mais tradicionais agremiações do carnaval de São Paulo.

Um dos pontos altos da carreira da passista foi em 2013, quando ela chegou a ser finalista do Musa do "Caldeirão do Huck", da Globo. Em 2019, ela recebeu o prêmio 'Estandarte Santista', com cerca de 252.592 votos. O prêmio tem o apoio da TV Tribuna, afiliada da TV Globo e do g1 Santos e tem a finalidade de valorizar ainda mais os destaques do carnaval de Santos.

Homenagens


Nas redes sociais a passista recebeu diversas homenagens durante a madrugada desta terça-feira (8). A Escola Unidos dos Morros agradeceu a madrinha da bateria pelo amor a escola. "Nossos sinceros sentimentos à família e amigos. Michele, obrigado por sempre representar maravilhosamente o nosso Pavilhão seja como rainha, madrinha, coreógrafa, ateliê, barracão e em diversos segmentos da nossa agremiação. Você realmente aprendeu a amar a Unidos dos Morros como a comunidade que te ama."


O presidente da União Imperial, Duilio de Paula, disse que Michelle teve uma linda passagem pela verde e rosa. "É com imenso pesar recebemos essa notícia. Michelle começou ainda jovem na União Imperial. Deixará uma lacuna impreenchível. Estamos serenos nesse momento tão difícil", disse ele.

Michelle foi destacada também nas homenagens da Liga das Escolas de Samba de Santos pelo presidente Fábio Przygoda. "Foi com tristeza que recebemos a notícia da passagem da sambista de trajetória marcante como passista, rainha de bateria, coreógrafa e Rainha do Carnaval em nossa região. Seu talento, dedicação e amor ao samba certamente inspiram novas gerações", finaliza.