Diferentes cidades dos Estados Unidos registraram protestos contra a violência policial desde essa sexta-feira (27/1). As manifestações ocorrem após a divulgação das imagens da abordagem a Tyre Nichols, de 29 anos, um homem negro. Ele foi morto após ser espancado por cinco policiais.
Os agentes pararam o jovem por, supostamente, ter cometido uma infração de trânsito, no dia 7 de janeiro, na cidade de Memphis. Os vídeos, registrados pelas câmeras nos uniformes dos policiais, mostram Nichols sendo agredido com chutes, socos e golpes de cassetetes, mesmo sem oferecer reação.
Durante a abordagem, o jovem chamava pela mãe e disse que estava com dificuldades para respirar. Ele chegou a ser hospitalizado, mas morreu três dias depois. Os cinco policiais envolvidos na ação foram presos e acusados de homicídio.
Nessa sexta, após as imagens virem à tona, um grupo de manifestantes se reuniu em Memphis para protestar contra a morte dos homem. Nova York, Los Angeles e Washington também tiveram manifestações.
Em Nova York, a polícia prendeu três pessoas por danificar uma viatura durante os atos na Times Square. Apesar do registro, os protestos seguem pacíficos, de acordo com a imprensa norte-americana.

Nenhum comentário:
Postar um comentário