terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

'Desumano e inadmissível', diz governador da BA após xenofobia de vereador do RS contra baianos em caso de trabalho escravo


O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), se pronunciou na noite desta terça-feira (28) após a fala xenofóbica do vereador Sandro Fantinel (Patriota), do Rio Grande do Sul, sobre o caso dois mais de 200 baianos em situação análoga à escravidão resgatados em Bento Gonçalves. Na ocasião, Sandro disse que as empresas devem contratar argentinos ao invés "daquela gente lá de cima", referindo-se ao Nordeste.

Em uma rede social, Jerônimo Rodrigues afirmou que a fala do vereador é xenofóbica e que adotou medidas cabíveis para que ele seja responsabilizado pela sua fala. Ele determinou que a Procuradoria Geral do Estado (PGE) tome medidas para que o vereador do Rio Grande do Sul responda judicialmente pelas falas.

"Eu repudio veementemente a apologia à escravidão e não permitirei que se refiram à nossa gente com preconceito. É desumano, vergonhoso e inadmissível ver que há brasileiros capazes de defender a crueldade humana", disse o governador.

O vereador fez o comentário xenofóbico nesta terça. Ele ainda disse que as empresas devem contratar funcionários argentinos, pois estes seriam "limpos, trabalhadores e corretos".

Após a fala do político, o deputado estadual Leonel Radde (PT-RS) disse que foi registrado um Boletim de Ocorrência contra o vereador.

Relembre caso

Mais de 200 pessoas foram resgatadas de um alojamento em Bento Gonçalves onde eram submetidas a trabalho análogo à escravidão durante a colheita da uva para as vinícolas. Eles afirmam que eram extorquidos, ameaçados, agredidos e torturados com choques elétricos e spray de pimenta.

Os trabalhadores foram contratados pela Fênix Serviços Administrativos e Apoio à Gestão de Saúde Ltda, que oferecia a mão de obra para as vinícolas Aurora, Cooperativa Garibaldi, Salton e produtores rurais da região.

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), dos 207 empregados resgatados do alojamento em Bento Gonçalves, 194 voltaram para a Bahia, quatro ficaram no RS e nove eram gaúchos de Rio Grande, Montenegro, Marau e Carazinho, que voltaram para suas cidades.

____________

Siga nossa página do Instagram, @barrilfsa


Uma pessoa morre após estrutura de cimento desabar em empresa em Salvador


Uma pessoa morreu após uma estrutura de cimento cair em cima de um caminhão betoneira na tarde desta terça-feira (28), em Salvador. 

O caso aconteceu no bairro do Retiro e segundo informações preliminares da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), outras duas pessoas ficaram feridas.


Os feridos teriam sido socorridos por populares logo após o acidente, antes da chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). 

Já o homem que morreu ficou com o corpo preso nas ferragens. Ele tinha 28 anos e não teve o nome divulgado.


Em nota, o Corpo de Bombeiros informou que já debelou o princípio de incêndio, que começou na edificação da empresa após o acidente, e está no local para fazer a retirada do corpo.

_____________

Siga nossa página do Instagram, @barrilfsa

Dupla é presa suspeita de cometer latrocínio a pedradas no extremo sul da Bahia; suspeitos foram para bar após crime


Dois homens foram presos suspeitos de cometerem contra um latrocínio a pedradas, na cidade de Prado, no extremo sul da Bahia. Segundo a Polícia Civil, a dupla roubou R$ 1 mil da vítima e depois retornou para bar, local em que ingeriu bebidas alcoólicas.

O crime aconteceu no sábado (25) e a prisão aconteceu na segunda-feira (27). A vítima foi identificada como Luiz Batista Heinder. De acordo com a polícia, durante o depoimento, na Delegacia Territorial (DT) de Prado, a dupla confessou o crime, praticado após um desentendimento com a vítima.

“Eles disseram que estavam com Luiz fazendo uso de cocaína, quando houve uma discussão”, informou o delegado titular de Prado, Kléber Eduardo Gonçalves. Ainda de acordo com o delegado, o bar em que a dupla retornou após o crime, foi o mesmo em que os suspeitos bebiam com a vítima, antes dela ser morta.

“Eles usaram o dinheiro roubado para fazer novos gastos com bebida”, acrescentou Kléber Gonçalves.

Os suspeitos fizeram exame de lesão corporal e foram levados para o Conjunto Penal de Teixeira de Freitas, onde estão à disposição da Justiça.

______________

Siga nossa página do Instagram, @barrilfsa

DENÚNCIA ANÔNIMA GRAVÍSSIMA: Estaria rolando "rachadinha" na Câmara de Vereadores Feira?


Estaria rolando "rachadinha" na Câmara de Vereadores Feira?
Recebemos relato de seguidores de que ocorrem "rachadinhas", retenção de parte do salário de asssessores da Câmara de Vereadores de Feira.

Sem citar nomes, com medo de retaliações por já terem sofrido ameaças, alguns funcionários que informaram que VÁRIOS VEREADORES estariam com os cartões alimentação dos assessores em troca do emprego, assim como um percentual dos salários estariam indo direto para o bolso desses parlamentares.


"Essa situação já acontece há muito tempo, desde a época do antigo presidente da câmara, Fernando Torres, e nada é feito." – Relata uma funcionária.

"Muitos assessores não recebem AJE (adicional de jornada extraordinária, hora extra), e cartão alimentação... se a gente reclamar pode ter certeza que no outro mês somos exonerados" – diz outro funcionário em mais uma denúncia feita.

Esperamos que a atual Presidente da Câmara tome providências junto ao Ministério Público e venham apurar esse esquema e punir quem participa dele.

E aí Presidente, VAI AGIR OU VAI CRUZAR OS BRAÇOS?

A população quer uma resposta!

______________

Siga nossa página do Instagram, @barrilfsa

Dona de bar é morta a facadas após cobrar dívida de cervejas a cliente na Bahia; após crime, homem voltou a beber


A dona de um bar na cidade de Jeremoabo, região norte da Bahia, foi morta a facadas após cobrar o pagamento de uma dívida de cervejas a um cliente. O caso aconteceu no sábado (25), no povoado de Sirica, e nesta terça-feira (28) o investigado está preso em delegacia.

A vítima foi identificada como Maria Neuza do Nascimento, de 55 anos. A situação foi gravada por um cliente que, pelas posição das imagens, aparentava estar junto com o suspeito. No vídeo, Maria Neuza conversou com o homem e é possível ouvir o que ela disse. (Assista acima)

“Eu lhe dei duas cervejas, você me deu 5 [reais] e depois me deu 20 [reais]. Eu vou descontar do que você está me devendo, e você ainda vai ficar me devendo”, explicou a mulher no vídeo.

Em seguida, outro cliente no bar pediu que ela continuasse vendendo, sem que houvesse pagamento. Maria Neuza então retrucou e disse que "fiado só amanhã”. Alterado, o investigado do crime pediu que a mulher entregasse a ele R$ 17, que seria de um suposto troco da cerveja – apesar de ainda devê-la.

Maria Neuza o repreendeu e ele falou que ela iria dar o dinheiro a ele "sorrindo, ou chorando". A dona do bar o desafiou, e o homem então retirou uma faca da cintura e a golpeou na barriga. No bar, as pessoas se levantaram assustadas e chegaram a derrubar o celular que gravava a situação.

Na gravação, é possível ouvir o desespero das pessoas com o ataque. As imagens depois mostram que o homem voltou a beber a cerveja tranquilamente, enquanto outros clientes tentaram prestar socorro a Maria Neuza.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e levou a mulher para o Hospital Municipal de Paulo Afonso, mas ela não resistiu aos ferimentos e morreu no domingo (26). Não há detalhes sobre o sepultamento do corpo de Maria Neuza.

A Polícia Civil não deu detalhes sobre as circunstâncias da cobrança da dívida. O nome do suspeito também não foi divulgado por causa da Lei de Abuso de Autoridade. De acordo com a Polícia Civil, o homem será indiciado por homicídio, agravado por causa do motivo fútil.

____________

Siga nossa página do Instagram, @barrilfsa


Guardas municipais são baleados durante perseguição a suspeitos de assaltos


Dois guardas municipais e dois suspeitos de cometerem assaltos foram baleados durante um confronto, na noite de segunda-feira (27), na cidade de Feira de Santana. Segundo informações da Secretaria de Prevenção à Violência, três guardas municipais estavam de serviço, em um veículo da prefeitura, quando flagraram homens durante um assalto, no bairro Pedra do Descanso, por volta das 21h.


De acordo com a secretaria, houve um confronto e os dois guardas foram socorridos e levados para o Hospital Cleriston Andrade. Eles foram atendidos com ferimentos considerados leves e tiveram alta médica. O órgão municipal afirmou que um dos suspeitos baleados também foi levado para o Cleriston Andrade e o outro para a Policlínica da Rua Nova. Não há detalhes sobre o estado de saúde deles.


O Sindicato dos Guardas Civis do Estado da Bahia (Sindguarda) deu uma versão diferente. A categoria afirmou que as vítimas estavam em um carro descaracterizado, quando sofreram uma tentativa de assalto. A versão não foi confirmada pela Polícia Civil, que investiga o caso. O Sindguarda fez algumas reclamações em relação às condições de trabalho dos guardas.


O sindicato denunciou que os servidores municipais trabalham em viaturas quebradas e motocicletas sem condições de uso. Afirmou ainda que a "tentativa de assalto" foi uma "tragédia anunciada", já que a situação já tinha sido alertada para a prefeitura.


Sobre as reclamações do sindicato, a Prefeitura de Feira de Santana informou que vai se posicionar sobre o caso nas próximas horas.

_______________

Siga nossa página do Instagram, @barrilfsa

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

importunação sexual contra adolescentes na BA é procurado pela polícia


A delegacia da cidade de Muritiba, no Recôncavo Baiano, informou nesta segunda-feira (27) que solicitou à Justiça o mandado de prisão preventiva contra o professor de futebol suspeito de abusar sexualmente de dois adolescentes na mesma cidade. O homem segue sendo procurado pela polícia.

Ainda segundo a polícia, o professor é investigado por estupro de vulnerável e importunação sexual. Um mandado de busca e apreensão já foi cumprido na casa dele, em Feira de Santana, a 100 quilômetros de Salvador. Apesar disso, ele ainda não foi encontrado.

O caso aconteceu no dia 22 de janeiro deste ano, quando centenas de adolescentes participaram de uma seletiva em Feira de Santana. Entre os participantes, 35 foram levados a um alojamento em Muritiba, onde disputariam um campeonato.

No dia 26 do mesmo mês, um dos adolescentes entrou em contato com o pai e pediu para que ele fosse buscá-lo, porque o professor seria pedófilo. Momentos depois, ele afirmou que foi estuprado pelo homem e fugiu do alojamento.

A defesa do professor disse que as relações sexuais foram consensuais com os dois adolescentes.

Ainda de acordo com a defesa do suspeito, depois de ter feito sexo com os adolescentes, os meninos solicitaram ao professor que os encaminhassem para o time de base. No entanto, ele informou aos adolescentes que eles não estavam no nível necessário. Com isso, de acordo com informações da defesa do professor, os adolescentes teriam se revoltado e contado aos pais que houve um estupro.

_____________

Siga nossa página do Instagram, @barrilfsa

Homem é preso por suspeita de apalpar nádegas de mulher que dormia durante viagem de ônibus na Bahia


Um homem foi preso em Salvador nesta segunda-feira (27), por suspeita de importunar sexualmente uma escrivã da Polícia Civil dentro de um ônibus que fazia fazia a linha Juazeiro-Salvador. Segundo o sindicato da profissão, a vítima acordou com o homem tocando as suas nádegas por dentro da roupa.

Conforme foi informado pelo sindicado da Polícia Civil do estado, a vítima pegou o ônibus no domingo (26), em Feira de Santana, por volta das 22h, e dormiu durante o percurso. Após acordar e sentir que estava sendo apalpada pelo suspeito, ela foi até o motorista e ligou para a polícia.

A escrivã foi orientada a não ficar próxima do homem durante o restante do percurso. Quando o transporte chegou na rodoviária de Salvador, uma guarnição da Polícia Militar já estava no local.

O suspeito foi encontrado escondido no banheiro do ônibus e conduzido para a Central de Flagrantes. Ele responderá por importunação sexual.

_____________

Siga nossa página do Instagram, @barrilfsa

PM do DF escapa da morte após grileiro deixar pistola travada


Um grileiro de terras tentou matar um policial militar do Distrito Federal com um tiro na cabeça. O suspeito chegou a deitar o servidor no chão e puxou o gatilho, mas o agressor não destravou a pistola e, portanto, não conseguiu efetuar o disparo.

Após perceber a falha no manuseio, o PM entrou em luta corporal e conseguiu escapar. O boletim de ocorrência foi registrado no domingo (26/2). A 8ª Delegacia de Polícia (Estrutural) investiga a tentativa de homicídio.

De acordo com o documento, o militar foi com um amigo ver um lote no Assentamento 26 de Setembro, quando duas pessoas apareceram reclamando a posse do terreno. Enquanto o PM e o amigo estavam distraídos, um dos criminosos, com uma arma em punho, ordenou que ele levantasse a camisa. Nessa hora, o PM se identificou e teve a arma que carregava tomada.

Os grileiros ordenaram, então, que ele deitasse no chão. Ao conseguir escapar, o segundo agressor, também armado, disparou algumas vezes na direção do PM, que corria pelo terreno.

O militar conseguiu chegar até o carro e escapar da morte. Já os grileiros fugiram em um veículo SUV de cor prata. O PM ainda retornou ao local para colher os casquilhos das munições. Os projéteis foram apresentados ao delegado responsável pela investigação do caso.

Equipes da Polícia Civil do DF (PCDF) foram à região e conseguiram recuperar a arma do PM. Uma mulher que passava pelo local viu a pistola em um buraco e imediatamente acionou os agentes que faziam diligências na área.

_____________

Siga nossa página do Instagram, @barrilfsa



Homem quebra produtos em loja da Magazine Luiza em Minas



Um homem de 45 anos foi preso na manhã desta segunda-feira (27) depois de “surtar” e quebrar vários produtos de uma unidade do Magazine Luiza em Ponte Nova, na Zona da Mata Mineira. Segundo a PM, o autor procurou a loja para trocar um aparelho de som que estaria com defeito, mas foi informado de que já havia passado o prazo.

Nervoso com a situação, o homem começou a quebrar uma série de produtos na loja, como cafeteiras, televisores, celulares e aspiradores de pó. Ele também teria empurrado a gerente da loja, que desmaiou ao cair no chão.

Vídeos registrados por clientes mostram a mulher em situação de desespero enquanto o homem depreda a loja. Em determinado momento, ela precisa ser socorrida por outros funcionários.

Luiz Costa, que trabalha como motoboy, estava na entrada da loja e registrou tudo em vídeo. “Ele [o homem] gritava a cada coisa que quebrava: ‘no prejuízo eu não vou ficar’, ele quebrou foi muita coisa lá dentro, viu”, relata.

Em nota a Magazine Luiza lamentou “muitíssimo o ocorrido e informa que não houve feridos”. A empresa destaca que está colaborando com as autoridades na resolução do caso.

_____________

Siga nossa página do Instagram, @barrilfsa

“Que sirva de exemplo”, diz pai após condenação


São Paulo – O pai de uma das nove crianças que foram vítimas de maus-tratos na escola infantil Colmeia Mágica, na zona leste de São Paulo, afirmou se sentir aliviado com a condenação das duas donas e de uma funcionária da creche.

“Que sirva de exemplo. A justiça está sendo feita. Falando em nome de todos os pais, a gente se sente grato, se sente aliviado por elas estar sendo condenadas”, afirmou o funcionário público Leonardo Duarte.

Roberta Serme, uma das donas da unidade, foi condenada a 49 anos, 9 meses e 10 dias de prisão em regime inicial fechado e um ano e quatro meses de detenção, em regime inicial semiaberto. Já a irmã e sócia de Roberta, Fernanda Serme, que era a diretora da escola, foi condenada a 13 anos e 4 meses de prisão em regime inicial semiaberto.

A funcionária, Solange Hernandez, recebeu pena de 31 anos, 1 mês e 10 dias de prisão em regime inicial fechado, além de oito meses em regime semiaberto. A defesa nega as denúncias e ainda cabe recurso. As sócias-proprietárias estão presas preventivamente e a funcionária responde em liberdade, situação que foi mantida pela decisão desta segunda.

O filho de Leonardo é um dos que aparecem nos vídeos que circularam em março de 2022 e basearam a denúncia. Gustavo, que hoje tem 2 anos, aparece com os braços amarrados com um lençol, como se estivesse em uma camisa de força.

“A gente se sente aliviado, porém a gente fica ao mesmo tempo triste. Não é fácil ter passado por isso e sempre que essa situação volta à tona é um pesadelo que volta para a gente, mesmo sabendo agora da condenação”, afirmou o pai.

Leonardo conta ainda que o filho hoje está em uma creche da rede pública e que a criança demorou para deixar de apresentar os sinais do trauma.

“Foi muito complicada essa readaptação dele, porque ele começou muito bravo, não queria ficar na creche. A gente vê no olhar dele que hoje é uma criança totalmente diferente, feliz, extrovertida, quer brincar, conhecer, aprender. Antes não, ele era introvertido, não dava muita risada, ficava sempre cansado, vivia no hospital, com saturação baixa, vivia chorando”, diz.

_____________

Siga nossa página do Instagram, @barrilfsa

Maior ladrão de residências de luxo no Rio, Robin Hood é preso


A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu o ladrão de residências de luxo João Paulo Ferreira de Melo Barbosa, mais conhecido como Robin Hood. Estima-se que o prejuízo causado por João Paulo nos últimos meses seja em torno de R$ 1 milhão. Mais de 10 processos correm na justiça contra ele por crimes de furto. 

Segundo apurado pela polícia, João Paulo agia sozinho e invadia as casas sempre à noite. Residências de alto padrão nas zonas Sul e Oeste do Rio eram preferidas pelo ladrão. Nos últimos dois meses, Barbosa teria furtado três domicílios em um mesmo condomínio de luxo situado no bairro de São Conrado. Policiais vinham monitorando o homem e conseguiram, enfim, capturá-lo em um shopping da Zona Sul.

João Paulo vivia uma vida de luxo até ser preso, em maio de 2022. À época, o homem já acumulava mais de R$ 5 milhões em roubos. No final do ano passado, ele foi liberado. Pouco tempo depois, voltou a cometer os delitos. 

Além dos crimes em São Conrado, investigações apontam que ele tenha furtado casas no Joá e Barra da Tijuca. 

____________

Siga nossa página do Instagram, @barrilfsa


Unicamp define calendário do Vestibular 2024 e 1ª fase de provas será em outubro; veja datas


A Unicamp divulgou na manhã desta segunda-feira (27) o calendário das provas do vestibular 2024. Segundo a comissão organizadora do processo seletivo (Comvest), a 1ª fase será realizada em 29 de outubro, enquanto a 2ª está marcada para os dias 3 e 4 de dezembro. Veja abaixo detalhes.

A universidade estadual prevê 2.540 vagas para 69 cursos em Campinas, Limeira e Piracicaba. O período de inscrições vai de 31 de julho a 31 de agosto, por meio da página da Comvest.

Depois de realizar o cadastro, o candidato também precisa pagar uma taxa - exceto ser for beneficiado com a isenção - mas o valor ainda será definido. Na edição anterior, ele foi de R$ 192.

O prazo para solicitação do benefício ficará disponível no intervalo entre 15 de maio e 5 de junho, e a lista de estudantes contemplados com a gratuidade da cobrança sai em 28 de julho, informou a Comvest. Neste caso, a comissão organizadora projeta em torno de 10 mil isenções.

O calendário foi estabelecido para evitar que as datas coincidissem com os vestibulares de outras universidades públicas de São Paulo, e com a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Habilidades específicas

A Unicamp informou que as avaliações de habilidades específicas para cursos onde há exigência desta etapa serão realizadas de 7 a 9 de dezembro.

Logística mantida e antecipação

O diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto, explicou que a prova terá o mesmo formato da edição anterior, e a Unicamp manteve inalterada a logística. Com isso, a 1ª fase será em 31 cidades de São Paulo, além de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Fortaleza (CE) e Salvador (BA).

Segundo ele, a 1ª fase foi antecipada para outubro para evitar coincidência com o Enem, que terá provas em 5 e 12 de novembro, enquanto a 2ª fase foi definida considerando-se a necessidade de ter 30 dias para correções da etapa anterior, organização, e período de férias dos estudantes em janeiro.

Além da isenção da taxa, outras políticas afirmativas para elevar a inclusão social também foram mantidas pela Unicamp. Entre elas estão as cotas étnico-raciais e a aplicação de bônus às notas dos candidatos que estudaram em escolas públicas nos ensinos fundamental e médio. Veja aqui detalhes.

As provas

O formato das avaliações mantém o padrão de questões da edição anterior:

1ª fase: 72 questões de múltipla escolha e prova com duração de até 4 horas; 2ª fase: a avaliação é comum para todos os estudantes chamados e tem a seguinte estrutura:

no primeiro dia, a avaliação é comum para todos os estudantes chamados e tem a seguinte estrutura: redação, além de questões dissertativas de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa, e interdisciplinares em língua inglesa;

no segundo dia, o exame terá perguntas dissertativas para todos convocados nas disciplinas de matemática, interdisciplinar de ciências humanas, e interdisciplinar de ciências da natureza. Além disso, serão realizadas provas de conhecimentos específicos, conforme a opção de curso: área de ciências biológicas/saúde (biologia e química), ciências exatas/tecnológicas (física e química), e ciências humanas/artes: (geografia e história, incluindo filosofia/sociologia).

Calendário oficial do Vestibular 2024 da Unicamp

Inscrições: 31/07 a 31/08

1ª fase: 29/10

2ª fase: 03/12 e 04/12

Provas de habilidades específicas: 07/12 a 09/12

____________

Siga nossa página do Instagram, @barrilfsa

Homem morre ao manusear explosivos para pesca ilegal na Bahia


Um homem de 40 anos morreu após uma explosão, enquanto manuseava artefatos que seriam usados para pesca ilegal na localidade de Jiribatuba, cidade de Vera Cruz, Região Metropolitana de Salvador. O caso aconteceu no domingo (26) e é investigado pela Polícia Civil nesta segunda-feira (27).

Hamilton Barbosa Ferreira tinha 40 anos e estava em um imóvel, quando o artefato explodiu. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e tentou prestar socorro, mas o homem já estava sem vida.

As informações sobre o sepultamento de Hamilton ainda não foram divulgadas. Além dele, outras quatro pessoas, entre elas duas crianças, ficaram feridas. Não há detalhes sobre os estados de saúde delas, que também foram atendidas pelo Samu, nem se elas também manuseavam os explosivos.

A chamada "pesca com bomba" é ilegal e considerada crime ambiental, com penas que variam de prisão e multa a prestação de serviços à comunidade. O caso pode ser denunciado à Polícia Civil nos números (71) 3235-0000 e 3116-9151.

_____________

Siga nossa página do Instagram, @barrilfsa




Nove fuzis são apreendidos na Bahia nos dois primeiros meses do ano; veja histórico


Nove fuzis foram apreendidos na Bahia, nos dois primeiros meses de 2023. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do estado (SSP-BA), as últimas apreensões ocorreram no distrito de Bedengó, em Uauá, no norte da Bahia, no sábado (25), após equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado Caatinga encontrarem um grupo criminoso suspeito de cometer assaltos a banco.

De acordo com a SSP-BA, na apreensão ocorrida no final de semana no norte do estado, além de três fuzis - sendo dois de calibre 5,56 e um 7,62 - também foram encontradas mais de 200 munições, duas pistolas e explosivos.

Veja abaixo o histórico de apreensões, no estado, neste ano:

No distrito de Bedengó, em Uauá, no sábado (25), após equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado Caatinga encontrarem um grupo criminoso suspeito de cometer assaltos a banco. Além de três fuzis - sendo dois de calibre 5,56 e um 7,62 - também foram encontradas mais de 200 munições, duas pistolas e explosivos.

No dia anterior, equipes da 23ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), da Rondesp Central, do Batalhão de Polícia de Choque e do Batalhão de Operações Policiais Especiais retiraram mais um fuzil 7,62 das mãos de um grupo criminoso com atuação na região de Tancredo Neves, em Salvador. Na mesma ação, oito pessoas foram presas e apreendidas mais sete pistolas.

Em Irará, no norte da Bahia, ainda no mês de fevereiro, uma ação conjunta entre a 97ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) e a Polícia Federal apreendeu mais um armamento de calibre 7,62, na zona rural da cidade.

No final do mês de janeiro, equipes da 50ª Companhia Independente da PM e do Batalhão de Polícia de Choque encontraram outro fuzil no bairro de Valéria, também na capital baiana, após reforço das ações contra o tráfico de drogas na localidade.

Em Feira de Santana, a Rondesp Leste, com apoio do Grupamento Aéreo, no bairro da Queimadinha, também realizou uma apreensão do armamento.

Já no início do ano, mais duas armas calibre 5,56 foram retiradas das ruas por equipes da Comando de Operações Policiais Militares e do Batalhão de Choque, no bairro do Arenoso, em Salvador.

_____________

Siga nossa página do Instagram, @barrilfsa

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

*TIPO DE OCORRÊNCIA*: Porte Ilegal de Arma de fogo/ Tráfico de Drogas


*CPR-LESTE* 

*UNIDADE*: 65ª CIPM

*LOCAL*: Rua Estrela do Norte/ Panorama 

*BAIRRO*: Tomba

*CIDADE*: Feira de Santana 

*DATA*: 23/02/2023

*HORÁRIO*: 11h50

*RECURSO(S)*: Lobo 01 /Lobo72

*MATERIAL APREENDIDO*: 

▪︎ 01 Revólver Taurus, cal. 38

▪︎ 06 munições intactas cal. 38;

▪︎ 19 tabletes de material análogo a maconha;

▪︎ 08 porções médias de material análogo a maconha;

▪︎ 02 Sacos contendo material análogo a maconha;

▪︎ 73 porções pequenas de material análogo a maconha;

▪︎ 2 ½ de material análogo a crack;

▪︎ 19 pedras médias de material análogo a crack; 

▪︎ 02 relógios;

▪︎ 01 chave veicular;

▪︎ 01 Documento veicular;

▪︎ 02 correntes;

▪︎ 01 veículo Corsa Ka

▪︎ R$ 30.00 em espécie; 

*RESUMO*: Após solicitação do Cicom sobre homens efetuando disparos de arma de fogo na favela do Escoteiro, Conjunto Feira VII, as guarnições efetuaram rondas no local, quando na rua Estrela do Norte, avistaram dois indivíduos tentando fugar em um veículo Ford KA. Ao proceder a abordagem, os policiais encontraram no interior do veículo o material informado acima, no qual havia mais dois ocupantes, além dos vistos tentando fugir. Os quatro homens, juntamente com o veículo e o material encontrado, foram encaminhados a Delegacia Especializada para adoção das medidas cabíveis.

*PROVIDÊNCIAS*: Condução as delegacias competentes. 

*LOCAL DE APRESENTAÇÃO*: DAI, DRFR, Central de Flagrante

*FONTE*: AsCom 65ª CIPM

Justiça Eleitoral condena Crivella e defende cassação de mandato


A Justiça Eleitoral da cidade do Rio de Janeiro condenou, no mês passado, o ex-prefeito Marcelo Crivella por abuso de poder político na campanha à prefeitura da capital fluminense em 2020. A juíza Márcia Santos Capanema defendeu a cassação do mandato de deputado federal de Crivella, que foi eleito na última eleição.

No início de fevereiro, a defesa de Crivella apresentou um recurso ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio de Janeiro, alegando que a Justiça Eleitoral Municipal não tem poder para cassar o mandato de um deputado federal, mas sim o TRE do estado ou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A cassação de mandatos federais só pode ser ordenada pelo TRE ou TSE.

A juíza condenou Crivella por ter apresentado, em outubro de 2020, a poucos dias da sua tentativa de reeleição à prefeitura, dois projetos de descontos no pagamento do IPTU. Segundo a sentença, o então prefeito usou a medida como campanha ao ter gravado um vídeo sobre os descontos para suas redes sociais.

A magistrada considerou que Crivella cometeu a seguinte irregularidade prevista na Lei das Eleições: “Fazer ou permitir uso promocional em favor de candidato de distribuição gratuita de bens e serviços de caráter social custeados ou subvencionados pelo Poder Público”.

Marcio Vieira, advogado de Crivella, afirmou que a condenação aconteceu “por dedução”, sustentando que não há provas de fins eleitoreiros no caso e que o país enfrentava crises econômica e sanitária naquela época.

____________

Siga nossa página do Instagram, @barrlgsa



Morre 'Dona Vitória', idosa que levou à prisão traficantes e PMs com filmagens feitas pela janela de casa, em Copacabana


Morreu nesta quinta-feira (23), aos 97 anos, a idosa – e heroína – que ficou conhecida como Dona Vitória. Nos anos 2000, por meio de uma série de filmagens feitas da janela de sua casa, a aposentada alagoana deu origem à investigação que levou à prisão mais de 30 pessoas, entre traficantes e policiais militares, ligados ao tráfico na Ladeira dos Tabajaras, favela de Copacabana, na Zona Sul do Rio.

O caso foi revelado em 2005 pelo jornal Extra, que nesta quinta contou bastidores da história e o verdadeiro nome dela: Joana Zeferino da Paz. Joana morreu na Bahia, após 17 anos vivendo sob um anonimato forçado, por questões de segurança. Em seu testemunho publicado no Extra, Fábio Gusmão, que fez a reportagem na época e seguiu acompanhando o caso, conta que Joana deixou o imóvel onde viveu por 36 anos para ingressar no Programa de Proteção à Testemunha.

Começou ali uma vida de "privações, angústia, desapego e resiliência", conta Gusmão: "O seu desejo, há anos, era ter o reconhecimento público", escreveu. Veja abaixo reportagem do Jornal Nacional de 20/02/2006:

Gravações pela janela

Joana morava num apartamento na Praça Vereador Rocha Leão, de fundos, que dava para a Ladeira dos Tabajaras. Pela janela, começou a ver a movimentação de traficantes em uma boca de fumo. O Extra apurou que ela entrou com uma ação contra o estado devido à desvalorização de seu imóvel. A ideia de filmar veio para desmentir a alegação, dentro da ação judicial, de um coronel da PM, que disse que a moradora mentia sobre a existência do tráfico, que seria combatido pelo batalhão.

Joana decidiu, então, comprar uma câmera de filmar e gravar as cenas que via diariamente. Nas imagens, era possível ver traficantes fazendo armados e vendendo drogas. As fitas foram entregues à Polícia Civil, que deu início à investigação. Além dos traficantes, foram condenados policiais militares por omissão e pelo recebimento de propinas para fazer vista grossa para o crime organizado.

A história da aposentada será contada no filme "Vitória", filme original Globoplay com produção da Conspiração, com Fernanda Montenegro no papel principal.

"O Globoplay e a Conspiração lamentam a morte de Joana Zeferino da Paz, que faleceu aos 97 anos na tarde de ontem em Salvador. A história de Joana, senhora que aos 80 anos filmou a rotina do tráfico em Copacabana e levou à prisão de bandidos e policiais em 2005, é a inspiração de ‘Vitória’, filme Original Globoplay com produção da Conspiração. 

O longa tem Fernanda Montenegro no papel principal e o ator Alan Rocha dando vida ao personagem inspirado no jornalista Fabio Gusmão, hoje editor de O Globo e Extra, que descobriu a história de Dona Joana e a trouxe a público. Por 17 anos, Joana da Paz vivia sob anonimato forçado no programa de proteção a testemunhas. Por questões de segurança, os personagens sofreram adaptações, como nome, características físicas e naturalidade para que não fosse possível identificá-los. 

No filme, Joana se chama Josefina e, em vez de alagoana, é mineira. ‘Vitória’ teve as gravações concluídas em dezembro do ano passado e está em fase de pós-produção. A estreia está prevista para 2024. A direção é de Andrucha Waddington, que assumiu o projeto no lugar de Breno Silveira, que faleceu no início das filmagens."

__________

Siga nossa página do Instagram, @barrilfsa

Cantor Lincoln Sena é internado em UTI de hospital em Salvador


O cantor Lincoln Sena deu entrada na emergência de um hospital na tarde desta quinta-feira (23), em Salvador, e foi encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no início da noite com sinais de infecção respiratória alta. A informação foi confirmada pela assessoria do artista.

Lincoln foi para o hospital após apresentar mal estar, febre, calafrios, crise de tosse e espirro, além de dor torácica, conforme detalhado em relatório médico.

Após a realização de uma tomografia no tórax, foi identificado um pequeno pneumomediastino, o que significa que há uma pequena quantidade de ar no pulmão.

A assessoria ainda detalhou que o cantor está bem, com padrão respiratório confortável, e que não apresenta febre.

Na última segunda-feira (20), o cantor anunciou nas redes sociais a suspensão do trio sem cordas no circuito Osmar (Campo Grande), durante o carnaval de Salvador, após o ônibus da equipe quebrar próximo a Feira de Santana, quando viajava para a capital baiana.

No dia anterior, o artista havia se apresentado nas cidades baianas de Porto Seguro e Belmonte.

_____________

Siga nossa página do Instagram, @barrilfsa

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

Mulher é presa em flagrante após chamar ambulante de macaco no carnaval de Salvador


Uma mulher foi presa por injúria racial, na noite desta terça-feira (21), no circuito Dodô, do carnaval de Salvador. A prisão em flagrante foi feita por policiais civis. A suspeita, que é da cidade de Teresina, no Piauí, chamou um vendedor ambulante de "macaco".

De acordo com a Secretaria de Segurança Público, a mulher estava em bloco que desfilou nesta terça, mas não informou qual o nome da agremiação.

"A mulher foi apresentada por investigadores do Posto Policial Integrado (PPI) logo após as ofensas", disse a delegada Ana Cristina de Carvalho, da Coordenação Especializada de Repressão aos Crimes de Intolerância e Discriminação (Coercid), que estava de plantão no momento do flagrante.

Na noite desta terça-feira, a mulher seguia sendo ouvida na unidade policial. Ela seguirá presa e ficará à disposição da Justiça.

Em janeiro deste ano, o crime de injúria racial (ofensa por raça, cor, etnia, religião ou origem) foi equiparado ao de racismo. Com ele, o crime se tornou inafiançável, sem prescrição, além de ter pena de reclusão e multa.

____________

Siga nossa página do Instagram, @barrilfsa


terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

Defensoria pública impede prisão ilegal de homem que teve crise de pânico em circuito do carnaval de Salvador


A Defensoria Pública da Bahia (DPE-BA) impediu que um homem fosse preso ilegalmente após ter uma crise de pânico enquanto passava com o filho, uma criança de 8 anos, nesta terça-feira (21), em meio ao circuito Osmar (Campo Grande), em Salvador. Os dois voltavam da praia.

O homem, que não terá nome divulgado para preservar a identidade, já havia cumprido pena e não tem pendências com a Justiça, de acordo com a DPE-BA. Ele contou que, depois de ter sido encarcerado, passou a ter crises de pânico em meio a multidões.

Enquanto voltava para a casa com o filho, ele avisou uma multidão correndo por causa da chuva, e ficou "congelado", sem conseguir se mexer.

“Eu fiquei parado, estatelado. Por ser egresso do sistema prisional, situações que geram impacto ou alvoroço me paralisam. Quando começou a chover, tive a sensação de que todos sabiam de algo, por isso começaram a correr. Eu fiquei congelado”, relatou.

O filho dele então começou a chorar, o que chamou a atenção de policiais, que o acolheram e levaram até uma unidade policial, para que ele se recuperasse. No posto, no entanto, uma suposta juíza leiga começou a gritar que havia um mandado de prisão contra ele.

“Eles [policiais] foram muito gentis, me senti seguro, mas quando chegamos lá uma senhora foi super ignorante, começou a gritar dizendo que eu tinha mandado de prisão”, contou.

O homem chegou a ser algemado, mas disse ter ficado tranquilo, porque sabia que não tinha débitos com a Justiça. A principal preocupação dele era saber para onde o filho seria levado, para poder buscá-lo depois que a situação fosse resolvida.

A suposta juíza leiga informou que levaria o garoto para um abrigo, pois ele estaria em risco. “Ela queria de qualquer forma me levar para Polinter e levar meu filho para um abrigo”, disse o homem.

Equipes do DPE-BA passavam por diversas unidades criminais, quando encontraram ele e a criança. O órgão afirmou ainda que houve violação de direitos, intermediou o conflito e realizou o acolhimento do rapaz, como explicou a defensora Diana Furtado.

“Essa seria uma prisão ilegal porque prisão para averiguação não é permitida. Haveria uma separação injustificada de pai e de filho que se estenderia por um tempo que não podemos precisar. Ainda corria o risco de que a família e criança fossem penalizadas, principalmente, com um trauma psicológico e, talvez, consequências sobre a guarda”.

O homem passou por entrevista com psicólogos e conselheiros do Conselho Tutelar. Além de impedir que homem com crise de pânico fosse preso, a Defensoria também vai tomar as medidas necessárias para responsabilizar a mulher que causou todo o constrangimento e prisão ilegal.

Ela sofrerá processos nas instâncias civil, criminal e administrativa, conforme explica a coordenadora da Área Penal do Plantão, Fabíola Pacheco.

“No atendimento que fizemos, verificamos que ele não deve nada à Justiça e não havia nada que sugerisse esse tipo de atitude contra ele. Isso foi uma ação irresponsável, que considero criminosa, de uma pessoa servidora pública. A Defensoria vai representar contra essa senhora em todas as instâncias. 

A atuação inconsequente que ela teve poderia ter prendido um inocente, causando enorme constrangimento, além de promover o afastamento do seu filho”, afirmou.


bebê é resgatado de casa devastada pela lama em São Sebastião


Uma foto obtido pela reportagem mostra o momento em que um bebê de menos de 2 anos é resgatado de uma casa devastada pela lama, em São Sebastião, litoral de São Paulo. O município foi um dos mais castigados pelas chuvas intensas que caem desde sábado (18/2). Seis municípios estão sob calamidade pública.

O registro da criança sendo passada de mão em mão foi feito no sábado (18/2) pelo bombeiro civil Diego Pontes da Silva, após desmoronamento próximo à residência. As casas vizinhas também foram afetadas pelo volume de lama.

Segundo o bombeiro, ele foi até o local atender uma ocorrência de pessoa desaparecida até que escutou um choro entre os escombros.

“Eu chamei essa mulher para me acompanhar até o local. Lá, escutamos um choro. Em princípio, parecia o som de um cachorro. Mas pedimos silêncio e constatamos que era uma criança. Nisso, eu e outro rapaz começamos a tirar os escombros”, relatou Diego.

De acordo com o bombeiro, após localizarem o bebê, a equipe procurou pelos responsáveis e acabou encontrando uma mulher soterrada. 

“Conforme escavamos, encontramos o corpo de uma mulher, que pode ser a mãe do bebê”, contou. O pai não foi localizado no imóvel.

__________

Siga nossa página do Instagram, @barrilfsa



.

Diretora de escola municipal do interior da Bahia é morta a tiros; suspeito era marido da vítima


Uma diretora de uma escola Municipal Maria Eugênia, no município de América Dourada, no norte da Bahia, foi encontrada morta a tiros, na frente da casa em que morava, no centro da cidade. Segundo a Polícia Civil, o suspeito de cometer o crime é o marido da vítima.

A vitima foi identificada como Iranete Borges de Oliveira, de 53 anos. Segundo a Polícia Civil, o crime aconteceu na madrugada de segunda-feira (20) após a diretora chegar de uma festa.

As investigações apontam que Iranete Borges tentou acionar o portão eletrônico do imóvel, mas não conseguiu. Em seguida, desceu do carro em que estava e também tentou entrar por um outro portão.

A segunda tentativa da vítima também não deu certo. Ao voltar ao veículo, foi assassinada.

O corpo da diretora será sepultado no final da tarde desta terça-feira (21), no cemitério de América Dourada. O marido da vítima é procurado pela polícia.


Novo paciente com HIV é curado após transplante de células-tronco, diz estudo


Um estudo publicado nesta segunda-feira (20) na revista Nature Medicine relata um novo caso de cura do HIV por transplante de células-tronco. Trata-se da quinta pessoa no mundo que deixou de apresentar sinais do vírus por um longo período.

De acordo com o consórcio internacional IciStem, o paciente é um homem de 53 anos que passou por um transplante de células-tronco em 2013, como parte do tratamento para leucemia. Após o procedimento, no qual recebeu material de um doador com uma mutação no gene CCR5 que impede a entrada do HIV nas células, ele conseguiu interromper o tratamento que fazia contra o HIV. Nas análises que fizeram, os pesquisadores não encontraram vestígio de partículas virais, reservas virais ou resposta imune contra o vírus no corpo do “paciente de Düsseldorf” (oeste da Alemanha).

“Durante um transplante de medula óssea, as células do sistema imune do paciente são integralmente substituídas por células do doador, o que permite eliminar a grande maioria das células infectadas”, explicou o virologista Asier Sáez-Cirion, um dos autores do estudo, em comunicado. “Trata-se de uma situação excepcional quando todos esses fatores coincidem para que esse transplante seja um duplo sucesso, tanto para a cura da leucemia quanto do HIV”, acrescentou.

Como menos de 1% da população normalmente se beneficia da mutação genética protetora do HIV, ela está em poucos doadores de células-tronco e o transplante não é uma opção para a cura em larga escala. “Isso não vai ser preconizado para todo mundo”, disse Aguinaldo Roberto Pinto, professor do departamento de microbiologia, imunologia e parasitologia da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), em entrevista à Folha por ocasião do quarto caso de cura.

Como já é difícil encontrar um doador compatível para o paciente que precisa do transplante de medula, localizar alguém que tenha também a mutação que confere resistência natural ao HIV seria mais uma dificuldade no processo de doação, explicou.

Antes do caso do “paciente de Düsseldorf”, outras quatro pessoas com HIV foram curadas, todas em procedimentos envolvendo o transplante de células-tronco de doadores com a mutação no CCR5.

A primeira pessoa curada foi Timothy Ray Brown, também conhecido como “paciente de Berlim”. Nascido nos Estados Unidos, ele foi diagnosticado com HIV em 1995, quando vivia na Alemanha, e em 2006 recebeu o diagnóstico de leucemia.

O segundo homem curado, Adam Castillejo, ficou conhecido como “paciente de Londres”. Ele tinha linfoma de Hodgkin e passou pelo transplante de medula com material de um doador com a mutação no gene em maio de 2016. Em setembro de 2017, Castillejo deixou de tomar drogas anti-HIV e seus exames de sangue não apresentaram mais sinais do vírus.

Em fevereiro de 2022, pesquisadores anunciaram o terceiro caso de cura, dessa vez envolvendo uma mulher submetida a um tratamento diferente. A paciente, que como Brown tinha leucemia, foi atendida no Weill Medical College, em Nova York, e recebeu sangue do cordão umbilical de um doador com a mutação no CCR5 e células-tronco sanguíneas parcialmente compatíveis de um parente de primeiro grau.

Pouco tempo depois, em julho, foi divulgado o quarto caso de cura do HIV. O homem de 66 anos, que não quis revelar sua identidade, recebeu o apelido de “paciente de City of Hope” (em tradução livre, cidade da esperança) em referência à unidade de saúde da Califórnia em que foi tratado.

_____________

Siga nossa página do Instagram, @barrilfsa

sábado, 18 de fevereiro de 2023

*Nota de Esclarecimento*


A Diretoria da Associação dos Servidores da Câmara Municipal de Feira de Santana vem, por meio desta nota de esclarecimento, informar à comunidade feirense que, desde que assumiu a Presidência da Casa da Cidadania, a vereadora Eremita Mota de Araújo iniciou um processo de perseguição contra os servidores efetivos desta Casa.

As perseguições vão desde mudanças na data de pagamento do salário, sem comunicação prévia, até situações como constantes questionamentos acerca de disposições legais já consolidadas há muitos anos. Cabe destacar que, embora a Administração alegue que a mudança na data de pagamento cumpra a legalidade, tal alteração foi realizada de maneira repentina, denotando insensibilidade às necessidades básicas dos servidores. 

Além disso, em uma tentativa de jogar a opinião pública contra os servidores, foi informado erroneamente na mídia que há servidores ganhando super salários entre R$ 20 e R$ 50 mil, fato que não condiz com a realidade.

Não contente com isso, apresentou Projeto de Lei Ordinária, retirando reajuste salarial, gratificações e vale alimentação, em um período em que só poderia tramitar a Lei Orçamentária Anual (LOA). Prosseguindo em sua escalada de condutas que fomentam o clima de tensão e insegurança, os servidores estão sendo importunados por pessoas estranhas ao serviço público. Tais pessoas estão perseguindo e ditando regras que nem mesmo os servidores legalmente investidos nos cargos poderiam propor. 

Para surpresa dos servidores desta Casa, a Presidente não pagou o vale alimentação referente ao mês de fevereiro (benefício pago há mais de 20 anos). Dessa forma, não restou outra iniciativa senão buscar a Justiça, cuja decisão liminar do juiz Nunisvaldo dos Santos, da 2ª Vara da Fazenda Pública, determinou o pagamento imediato do benefício, por se tratar de alimentação. Ademais, foi arbitrada multa diária no valor de R$10 mil em caso de descumprimento, prazo esse que venceu, dia 16 de fevereiro de 2023.

A Associação, em nome de todos os servidores da Casa Legislativa, espera que a decisão seja acatada e que a Presidência da Câmara aja com bom senso, pois muitos servidores já se encontram em situação bastante precária em questões financeira e alimentícia.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

Após reclamações de moradores, sobre a situação da Praça do Bairro Morada das Árvores a mesma recebeu a devida manutenção


O local estava totalmente abandonado, a sujeira estava tomando conta do local a falta de atenção das autoridades competentes virou motivo de reclamações dos moradores que cobraram uma solução de imediato.

A manutenção foi realizada após nossa equipe fazer a divulgação cobrando as autoridades atenção ao local, com isso o espaço passou por uma limpeza, se tornando mais agradável.

Nossa equipe do Barril Fsa continuará cobrando das autoridades competentes suas obrigações perante a sociedade!

_____________

Siga nossa página do Instagram, @barrilfsa

Uma pessoa é morta a tiros e outras duas ficam feridas em circuito do carnaval de Salvador


Uma pessoa morreu e outras duas ficaram feridas após serem baleadas na Avenida Carlos Gomes, em Salvador, na madrugada desta sexta-feira (17). O local onde o crime aconteceu faz parte do circuito Osmar, no Campo Grande. Ninguém foi preso.

O homem que não resistiu aos disparos foi identificado como Marcos Souza Menezes. Os outros dois, que foram feridos na perna e na barriga, não tiveram os nomes revelados.

De acordo com a Polícia Civil, as imagens das câmeras de segurança da região estão sendo analisadas para identificar a autoria dos disparos. A principal suspeita é que a motivação seja o envolvimento com o tráfico de drogas.

Ainda segundo a polícia, há a possibilidade da arma ter ficado escondida em algum imóvel que fica dentro do circuito. Por isso, ela não teria sido encontrada durante a fiscalização na entrada do circuito.


Arma encontrada

Em outro caso, um suspeito abandonou uma arma na noite de quinta-feira (16), na entrada de um dos locais onde acontecem as festas de carnaval em Salvador. De acordo com a polícia, a situação aconteceu no portal de abordagem da Barroquinha.

Ainda segundo os agentes, o suspeito largou a arma quando percebeu que seria abordado com suporte do detector de metais.

A polícia investiga as imagens das câmeras de segurança do local para identificar o suspeito.

______________

Siga nossa página do Instagram, @barrilfsa

Pastor é morto a tiros na frente de igreja no interior da Bahia


Um pastor foi morto a tiros em frente a Igreja Batista Missionária Redenção, em Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano, na quinta-feira (16). De acordo com a Polícia Civil, os suspeitos se aproximaram em um veículo e atiraram contra a vítima. Ninguém foi preso.

A vítima foi identificada como Marcos José Froz de Almeida, de 45 anos. Ainda segundo a polícia, ele foi socorrido para o Hospital Regional da cidade, mas não resistiu aos ferimentos.

A polícia não tem informações sobre a motivação do crime e os suspeitos não foram identificados.

A delegacia de Santo Antônio de Jesus investiga o caso.

_____________

Siga nossa página do Instagram, @barrilfsa

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

Homem morre após receber anestésico em sessão de tatuagem em Curitiba


A Polícia Civil do Paraná investiga a morte do vendedor David Luiz Porto Santos, 33, que passou mal e veio a óbito após ser anestesiado enquanto fazia uma tatuagem no braço esquerdo, em Curitiba.

O caso aconteceu em 2021, mas só repercutiu recentemente, depois de a viúva, Monike Caroline de Freitas, prestar depoimento à Polícia na última semana. No relato, ela contestou a versão apresentada pelo tatuador, José Manoel Vieira de Almeida, e alegou que foi usado um produto não autorizado no marido.

"A princípio, em um primeiro momento, o tatuador alegou que a vítima teria solicitado o anestésico para diminuir a dor. A esposa da vítima prestou depoimento e contestou a fala do suspeito, alegando que ele havia passado o produto sem autorização", disse a corporação.

A causa da morte de David foi dada como indeterminada, mas sugeriu "intoxicação exógena por lidocaína". Por causa disso, o tatuador deve voltar a ser ouvido pelos investigadores nos próximos dias.

Para a esposa, o marido teve uma reação quase que imediata à lidocaína — substância anestésica usada no procedimento.

"Na hora que tava limpando o excesso [do anestésico], meu marido perguntou o que ele tinha passado e ele [tatuador] falou que era um anestésico. Depois, ele começou a passar mal. O tatuador falou: ‘Dá sal pra ele’. O outro rapaz que tava junto deu o sal e coloquei debaixo da língua do meu esposo. Meu marido só fazia assim [balançava a cabeça] que não tava bem. Botei a mão no peito dele e falei pro tatuador que ele tava com o peito acelerado", lembra a mulher.

Um vídeo ao qual a família teve acesso mostra David fazendo a tatuagem pouco antes de passar de mal e morrer. A defesa do tatuador informou que aguarda o acesso a todas as informações dos autos para se manifestar.

VERSÕES CONFLITANTES

No primeiro depoimento à Polícia, o tatuador disse que aplicou a substância após pedido de David, que sentia dor durante o procedimento, o que foi negado pela esposa.

A substância aplicada no corpo do homem, foi de uso tópico, em forma de spray, com dose de 20%. Contudo, segundo resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), a aplicação de anestesias pode ser feita apenas por categorias bem específicas de profissionais. 

“É um caso inédito. Pelas circunstâncias, ele [tatuador] violou um dever de cuidado. Quando um profissional faz isso, ele assume risco”, afirmou o delegado.

A viúva relatou ainda que, antes de morrer, David teve várias reações, como pressão baixa, palidez, batimento cardíaco acelerado, fala embaralhada, veias dilatadas, perda de sentido e convulsão.

CRIMES INVESTIGADOS

O delegado Wallace Brito, à frente do caso, contou que, caso seja indiciado, o tatuador pode responder por homicídio culposo, ou seja, quando não há intenção de matar.

__________

Siga nossa página do Instagram, @barrilfsa



Servidores da Câmara declaram luto em protesto contra cortes e mudanças nos salários


Os servidores da Câmara Municipal de Vereadores de Feira de Santana realizaram uma manifestação, na manhã desta quinta-feira (16), com cartazes para chamar a atenção dos parlamentares e da presidência da Casa Legislativa.

Eles participaram da sessão vestidos de preto, em protesto contra a redução dos salários, mudança na data do pagamento e a suspensão do ticket-alimentação. Durante o protesto, os servidores chegaram a dar às costas como sinal do descontentamento das medidas adotadas pela presidente Eremita Mota.

O vereador Correia Zezito se juntou ao protesto, em solidariedade aos servidores. Segundo ele, a causa é justa.


“Essa luta é verdadeira, temos o respeito com os funcionários, temos respeito pelos assessores, e vimos que eles estão sofrendo. O pagamento da Câmara sempre ocorreu no dia 21 ou 22, e agora haverá uma mudança para o final do mês. Inclusive, o vale-refeição, os servidores não receberam ainda, apesar de ter uma liminar determinando que eles cumpram, mas não querem cumprir. Segundo comentários, eles querem pagar a uma parte e outra não. A luta dos servidores é pelo direito que eles têm”, declarou Correia Zezito.


“Alguns tiveram as férias assinadas e não foram pagas. A presidenta disse que Fernando Torres não deixou o dinheiro para pagar as férias dos funcionários no ano de 2022. Nós estamos buscando e autorizei meus assessores a entrarem na Justiça para terem seus direitos adquiridos. Estou decepcionado, pensávamos que iriam ser ruins esses dois anos, mas os dois primeiros meses, ela nem começou e está pior ainda.”

Irregularidades no ticket

De acordo com a vereadora Eremita Mota, todo funcionário tem direito de reivindicar os seus direitos, contanto que seja em ordem e respeito. Ela explicou por que foi feita a mudança na data do pagamento dos servidores.


“Nós temos um processo que é o e-Social e vamos ter também, a partir deste mês, uma conexão com os pagamentos da prefeitura, então por esse motivo nós passamos o pagamento para o dia 30. Apenas para os vereadores será diferente porque não somos servidores, somos agentes públicos.”

Em relação ao ticket-alimentação, que foi cortado, gerando muita insatisfação, a presidente da Casa alegou que havia irregularidades na contratação do benefício.

“A suspensão do ticket ocorreu porque houve várias irregularidades com relação ao contrato, um montante de tickets no valor de quase R$ 700 mil, que foram colocados no dia 1º de janeiro, sendo que o ex-presidente (Fernando Torres) não podia colocar esse valor para ser pago nesta data, mesmo que ele fosse presidente. E os atos foram nulos porque ele aumentou expressivamente, fez projetos fora da lei, que é o de 5 de julho a 31 de dezembro, que ele não podia cometer nenhum ato de aumento na Casa, e isso foi feito, então nós anulamos, com a determinação do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM)”, esclareceu.

Conforme a parlamentar, com os atos do ex-presidente Fernando Torres suspensos, a presidência está tratando cada caso individualmente.

“Estamos tratando cada segmento por vez, então a questão do ticket-alimentação, temos esse impasse de quase R$ 700 mil a serem pagos, uma irregularidade em uma contratação, que toda a equipe jurídica detectou. Então, atendendo a uma citação da Justiça, que eles entraram para receber, vamos cumprir a determinação, mas é necessário entender que temos um impasse muito forte. Ainda não passei para a imprensa tudo, mas vocês irão verificar no andamento dos processos que realmente há situações que estamos tentando resolver através do Tribunal de Contas. Nós criamos aqui uma comissão composta por dois vereadores, por representantes de funcionários efetivos e comissionados, o corpo jurídico da Casa, além da redatora, que fez todo o processo da formatação da comissão. Viemos discutindo e ontem teria uma terceira reunião, que eles devem ter resolvido suspender para provocar essa manifestação hoje e que considero legítima, mas estou pautada dentro da legalidade, procurando fazer as coisas em consonância com o que é legal e legítimo”, reiterou.

A Associação dos Servidores da Câmara Municipal de Feira de Santana enviou também uma nota de esclarecimento relatando uma série de situações envolvendo os funcionários e a presidência da Casa. No documento, ele acusam Eremita Mota de cometer assédio moral e propagar fatos fora da realidade. Veja na íntegra o que diz a entidade:

“Nota de Esclarecimento

A Diretoria da Associação dos Servidores da Câmara Municipal de Feira de Santana, vem através desta nota de esclarecimento, informar à comunidade feirense que desde que assumiu a Presidência da Casa da Cidadania, a vereadora Eremita Mota de Araújo, iniciou um processo de perseguição contra os servidores efetivos desta Casa.

As perseguições vão desde assédio moral, ao informar erroneamente que há servidores ganhando salários entre R$ 20 e R$ 50 mil, fato que não condiz com a realidade, à exoneração dos recém nomeados. Numa tentativa de jogar a opinião pública contra os servidores. Não contente com isto, apresentou Projeto de Lei Ordinária, retirando reajuste salarial, gratificações e vale alimentação, num período em que só poderia tramitar a Lei Orçamentária Anual (LOA). Prosseguindo em sua escalada de assédio, os servidores estão sendo veladamente ameaçados por pessoas estranhas ao serviço público, mas a mando da Presidência. Tais pessoas estão perseguindo e ditando regras que nem mesmo os servidores legalmente investidos nos cargos poderiam propor.

Para surpresa dos servidores desta Casa, a Presidente não pagou o vale alimentação referente ao mês de fevereiro, não restando outra iniciativa senão buscar a Justiça, cuja decisão liminar do juiz Nunisvaldo dos Santos, da Vara da Fazenda Pública, determinou o pagamento imediato do benefício, por se tratar de alimentação, bem como multa diária no valor de R$ 10 mil por dia em caso de descumprimento, cujo prazo vence hoje, dia 16 de fevereiro de 2023.

A Associação, em nome de todos os servidores da Casa Legislativa, espera que a decisão seja acatada e que a Presidência da Câmara aja com bom senso, pois muitos servidores já se encontram em situação bastante precária em questões financeira e alimentícia.”

___________

BARRIL FSA NOTÍCIAS 

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.

Exclusivo: o esquema de aluguel de crianças no aeroporto internacional de SP


São Paulo – Na manhã da última segunda-feira (13/2), um carro cinza encostou no Terminal 3 do maior e mais movimentado aeroporto internacional do país, em Guarulhos, na Grande São Paulo, para deixar uma mulher com seu filho e três malas na área de embarque.

Em questão de segundos, um homem de camisa, calça jeans e tênis se aproximou, sorrindo, para ajudar com a bagagem, enquanto o veículo partia. A cena, completamente insuspeita no local por onde circulam mais de 100 mil passageiros todos os dias, foi filmada porque virou roteiro de um esquema sujo de mendicância.

O homem que recolhe as malas no vídeo, se chama Marcelo Benedito da Silva, 46 anos. Ele não é amigo da “passageira” nem estava sendo gentil com mãe e filho. Marcelo aluga a criança por algumas horas para arrecadar, por meio de pedidos de esmola dentro do aeroporto, até R$ 1 mil por dia.

Metrópoles acompanhou os passos de Marcelo por um mês e constatou que ele chefia um bando que usa crianças alugadas para dar mais credibilidade aos golpes aplicados em passageiros dentro do aeroporto. Na maioria dos casos, as mães de aluguel acompanham a ação durante as abordagens e recebem R$ 300 pela atuação.

Para conseguir dinheiro, os golpistas geralmente simulam que são pais de família passando por necessidades ou inventam a história de que perderam o voo e precisam de ajuda financeira para reagendar a viagem. Marcelo, por exemplo, atua no Terminal 3, destinado a voos internacionais, espaço mais disputado pelos golpistas por causa da concentração de estrangeiros.

A presença das crianças alugadas durante as abordagens ajuda a sensibilizar as vítimas, que chegam a dar notas de dólar e euro. Desde junho do ano passado, Marcelo já foi visto e fotografado com ao menos 10 mulheres e 11 crianças “contratadas” para essa finalidade. A maioria delas mora na favela das Malvinas, que fica nos arredores do aeroporto.

Golpista admite esquema

Em áudio obtido pelo Metrópoles, o próprio Marcelo admite pagar mulheres para que o acompanhem com as crianças, a fim de pedir esmola aos passageiros do aeroporto. Ele diz já ter conseguido coletar R$ 1 mil em um dia — sem mencionar que também recebe parte da arrecadação feita por outras pessoas envolvidas no seu esquema –, dinheiro que usaria para pagar as contas de casa e a pensão de três filhos.

A cada dia, Marcelo escolhe e aluga uma “esposa” diferente, que sempre está acompanhada de uma criança. “Uma [mulher] folga e outra vem. Peço dinheiro com elas, [que] não são nada minhas. Eu peço dinheiro, não roubo. É um dia de cada mulher. Pago a diária. Quem não pode descansar sou eu”, diz Marcelo.

A esposa oficial dele, Débora Maris da Silva, também coordena um grupo de pedintes que usa crianças alugadas nas abordagens no terminal. O Metrópoles contabilizou ao menos 20 pessoas que compõem a estrutura de mendicância. Os integrantes do esquema se revezam em turnos de 12 horas, a fim de manter o negócio ilícito funcionando dia e noite dentro do aeroporto internacional de Guarulhos.

Mulher recebia para emprestar filha

Segurando sua filha no colo, uma mulher que teve a identidade preservada afirmou que Marcelo vai ao aeroporto com uma criança diferente a cada dia. Segundo ela, o líder do esquema não repassa nem 30% do que é arrecadado para as pessoas que o acompanham.

“Ele [Marcelo] rouba a gente muito. Quer pagar porcentagem, 30%. Aí, a gente ganha uma tacada de R$ 2 mil, ele fica com R$ 1.700 e a gente só com R$ 300? Não tem essa. (Precisa) dividir meio a meio”, disse a mulher, ao justificar por que deixou de atuar no esquema de Marcelo.

Como o esquema foi descoberto

Foi um ex-funcionário do aeroporto de Guarulhos quem chamou a atenção da segurança do local para o esquema de mendicância liderado por Marcelo dentro do terminal, ainda no ano passado. Como ele aparecia em horários que geralmente coincidiam com a troca de turno dos pedintes, os agentes suspeitaram que fosse um olheiro do bando. Ao ser abordado, o homem narrou em detalhes tudo o que havia testemunhado por dias.

“Fico sentado e passam [por mim] mil pedintes. Sou capaz de falar o horário de cada um. Vou ser bem honesto, isso aqui, uma vez falei com a assistente social, é uma máfia. Eles pedem [esmola], pois podem contar a mesma história todo dia, para pessoas diferentes. Tem gente tirando 800 paus por dia”, disse a testemunha em registro feito aos seguranças, o qual foi obtido pela reportagem.

Disputa por território

Por ser um negócio lucrativo, pedir esmola dentro do aeroporto gera conflitos por território. Em maio de 2019, por exemplo, uma filha de Marcelo foi indiciada por tentativa de homicídio, após esfaquear uma mulher no Terminal 2, em uma disputa por área.

O caso foi registrado na delegacia do aeroporto, e Thamires Marcela Maris da Silva acabou condenada a 1 ano e 6 meses, em regime aberto. Segundo o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), ela ainda cumpre a pena.

Marcelo, por sua vez, tem extensa ficha criminal: por roubo, furto e tráfico de drogas. Ele começou a cumprir penas no sistema carcerário em 2002 e deixou a prisão pela última vez em novembro de 2021, “em virtude de absolvição processual”, de acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) paulista.

O que dizem as autoridades

Procurada pelo Metrópoles, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) de São Paulo afirmou que a 3ª Delegacia de Atendimento ao Turista (Deatur) apura a denúncia feita pela reportagem, “visando ao esclarecimento dos fatos e à responsabilização dos autores.”

Sobre Marcelo Benedito da Silva, o chefe do esquema, a pasta acrescentou que ele é investigado atualmente por um furto de barras de chocolate dentro de uma loja do aeroporto.

O Conselho Tutelar de Guarulhos afirmou que o colegiado de Cumbica, região onde fica o aeroporto, não recebeu denúncias sobre violações dos direitos das crianças usadas por adultos que pedem esmolas.

“O órgão irá apurar a situação e encaminhar um ofício para a Polícia Civil solicitando providências e investigação por se tratar de um crime”, diz trecho de nota emitida pela instituição.

Pontuou ainda que encaminhará o caso ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e à Secretaria de Assistência Social de Guarulhos, e frisou que, em caso de necessidade, poderá acionar também o Ministério Público. “Mas é importante deixar claro que o relato da reportagem nos traz claramente uma situação de crime e, portanto, se faz necessária a atuação policial”, salienta o Conselho Tutelar.

Marcelo Benedito da Silva e a mulher dele, Débora Maris da Silva, não foram localizados pela reportagem para falar a respeito do esquema no Aeroporto Internacional de Guarulhos até o momento. O espaço segue aberto para manifestação.


terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Vereadores pedem renúncia de presidente de Câmara investigado por desaparecimento de jovem grávida na Bahia


Ao menos 10 vereadores da Câmara de Barra da Estiva, no sudoeste da Bahia, protocolaram na Justiça um abaixo-assinado que pede a renúncia do presidente da Casa, na segunda-feira (13). Ele é investigado pelo desaparecimento de uma jovem grávida há mais de um mês.

Beatriz Pires, de 25 anos, foi vista pela última vez na noite do dia 11 de janeiro, ao entrar no carro do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barra da Estiva. De acordo com a delegacia da cidade, o veículo costuma ser usado pelo vereador Valdinei Caires, principal investigado pelo sumiço da jovem

Quando desapareceu, Beatriz estava no sexto mês de gestação. Além disso, ela também tem uma filha de dois anos. Valdinei estava afastado da Câmara de Vereadores após apresentar atestado médico de 15 dias, que expirou na sexta-feira (10).

Na segunda (13), ele retornou aos trabalhos da presidência da Casa. A Delegacia de Barra da Estiva não deu novas informações sobre o caso, para não atrapalhar as investigações. Sobre o pedido de renúncia, a defesa de Valdinei informou que desconhece o teor do abaixo-assinado.

A defesa disse ainda que, no estado democrático de direito, onde as pessoas estão sujeitas a serem investigadas, impor renúncia de cargo por causa de investigação preliminar, sem qualquer formação de culpa, subverte os princípios constitucionais conquistados no regime democrático.

Um mandado de busca e apreensão foi cumprido na Câmara de Vereadores de Barra da Estiva, no no gabinete de Valdinei Caires. Uma CPU e o carro em que Beatriz foi vista antes de desaparecer foram apreendidos.